Sema de Juruti realiza soltura de filhotes de quelônios na comunidade Santa Maria do Curumucuri - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Sema de Juruti realiza soltura de filhotes de quelônios na comunidade Santa Maria do Curumucuri

Sema de Juruti realiza soltura de filhotes de quelônios na comunidade Santa Maria do Curumucuri

Share This
Primeira soltura do PMQJ em 2022 foi na comunidade Santa Maria do Curumucuri (foto:divulgação/ASCOM-PMJ)

Ação de preservação da espécie, marcou o início do ciclo de solturas em 2022, desenvolvido pelo projeto ‘Manejo de Quelônios’.

A comunidade Santa Maria do Curumucuri, localizada na região ribeirinha do município de Juruti, no oeste do Pará, foi escolhida para sediar a primeira soltura do ano de 2022, de centenas de filhotes de quelônios da espécie Tracajá (Podocnemis), realizada na última sexta-feira (21) por meio do Programa Manejo de Quelônios (PMQJ), idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A comunidade, que fica no território da Unidade de Conservação Municipal, Área de Proteção Ambiental (APA) Jará, criada em dezembro de 2019, recebeu ações do programa, para a ampliação da área de atuação do manejo de quelônios.

Os comunitários, passaram por formação para acompanhar o ciclo de reprodução da espécie, e partir de então, como “agentes de praias”, participam diretamente do programa de preservação. Além da capacitação, os agentes receberam kits de uso coletivo e individual, para ajudar nas atividades de desenvolvimento da safra dos quelônios.

Ao todo, 34 comunidades participam do PMQJ, que iniciou as atividades do ano de 2022 com a soltura na comunidade Santa Maria do Curumucuri. Foram soltos na natureza, filhotes que tiveram a reprodução iniciada ainda na safra do ano passado. 

Até março desse, respeitando o intervalo de eclosão das ninhadas, várias outras atividades do programa devem ser realizadas.
Projeto de preservação dos quelônios da Amazônia é coordenado pela SEMA/Juruti (foto: divulgação/ASCOM-PMJ)

O Programa de Manejo de Quelônios de Juruti

O Programa de Manejo de Quelônios de Juruti – PMQJ (Lei Municipal nº. 1066, de 05 de dezembro de 2013), foi implantado no município como o objetivo de promover a conservação e a recuperação das populações naturais de quelônios amazônicos, contribuindo para a conservação da biodiversidade a eles associada.

Atualmente 34 comunidades estão inseridas no programa. Das 17 espécies de quelônios da região Amazônica, são prioritárias seis espécies de uso comum e com potencial de manejo, sendo cinco espécies da família Podocnemidae e um da família Geoemydidae, que são eles: Tracajá, Pitiú, Tartaruga da Amazônia, Perema, Irapuca, Cabeçudo.


Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário