UBS do bairro Morumbi voltou atender exclusivamente pacientes com síndromes gripais (foto: divulgação/ arquivo/ Agência Pará) |
No início de 2021, quando o município entrou em colapso, a unidade foi referência para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19.
A regulação dos atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guiomar de Nazaré, localizada no bairro do Morumbi, em Faro, no extremo oeste do Pará, voltou a ser exclusiva para pacientes com sintomas de síndromes gripais.
A unidade já foi destinada para atendimento exclusivo de pacientes infectados pela Covid-19, durante o colapso pelo qual Faro passou, quando vários casos graves e mortes em decorrência da doença foram confirmados no início de 2021, durante a segunda onda da pandemia.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a partir desta quarta-feira (26) a UBS passou a ofertar atendimentos médicos, com a realização de testes rápidos para pessoas que apresentem sintomas característicos de síndrome gripal como febre, dores no corpo, garganta e cabeça, e mal estar em geral, há pelo menos dois dias.
Para atender a demanda, o horário de atendimento da UBS foi alterado, passando a funcionar de segunda a sexta-feira de 8h às 20h, e aos sábados e domingos, de 8h às 14h.
Em comunicado divulgado nas redes sociais da prefeitura, o esquema especial de atendimento na UBS do bairro do Morumbi vai permanecer exclusivo a pacientes com sintomas gripais até que seja registrada melhora no cenário epidemiológico do município.
Os números de casos ativos voltaram a preocupar as autoridades em Faro, município de pouco menos de 7 mil habitantes, que não dispõe de nenhum leito de UTI, e está distante a no mínimo 18 horas de viagem de barco para Santarém, onde estão concentrados os leitos de média e alta complexidade.
Dados da pandemia
No boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (25), o município registrou 36 novos casos positivos, no período de 24h, totalizando 105 casos ativos, ou seja, em tratamento ou em monitoramento, identificados como ativos pela secretaria de saúde. Até segunda-feira (24), um paciente estava internado em tratamento contra a Covid-19.
Desde o início da pandemia, 1.255 casos foram confirmados, 800 foram descartados, 1.120 são considerados recuperados e 30 pessoas morreram em decorrência da doença.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário