Defesa Civil regional vistoria bairros afetados pela enxurrada da chuva em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Defesa Civil regional vistoria bairros afetados pela enxurrada da chuva em Óbidos

Defesa Civil regional vistoria bairros afetados pela enxurrada da chuva em Óbidos

Share This
Técnicos da 4ª Redec visitaram áreas de risco na cidade de Óbidos (foto: divulgação/ASCOM-PMO)

Equipe da 4ª Redec realiza levantamento de famílias que moram nas áreas afetadas pelas enxurradas. Há a possibilidade de decretação de situação de emergência.

Técnicos da 4ª Regional de Defesa Civil (4ª Redec), estão em Óbidos, no oeste do Pará, para avaliar presencialmente os danos causados pela enxurrada devido às fortes chuvas que caíram no município nos últimos três meses.

A equipe da 4ª Redec, que está sendo acompanhada pelos agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, estiveram em pelo menos seis bairros da cidade onde a condição de infraestrutura de vias e de encostas, foi agravada.

“A nossa preocupação é justamente, junto com o coordenador da defesa civil municipal, fazer o levantamento de quantas famílias estão vivendo em área de risco, para que nós possamos fazer um relatório. Dependendo da situação, até fazer uma provável decretação de situação de emergência. Algumas áreas estão sendo afetadas fortemente”, disse o subtenente Nobre, militar do Corpo de Bombeiros, que integra a equipe da 4ª Redec.

A defesa civil municipal, já havia realizado anteriormente um levantamento atualizado com informações das áreas consideradas de risco na cidade. Este relatório foi encaminhado para a 4ª Redec, o que resultou na ida da equipe ao município. Óbidos tem sido afetada por fortes chuvas desde novembro de 2021.

As áreas vistoriadas estão localizadas nos bairros Perpétuo Socorro, São José Operário (próximo ao lixão), Bela Vista, São Francisco, Santa Terezinha, e na divisa dos bairros de Fátima e Cidade Nova, na rua Antônio Fernandes.

Os pontos mais afetados, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Jamerson Amaral, são as partes mais baixas da cidade e as áreas consideradas de risco, que pela situação atual deixam o município sem condições de promover ações de resposta aos desastres naturais apenas com os recursos próprios.

“Eu creio que, a decretação de emergência irá acontecer com certeza pelo fato de o governador já ter decretado situação de emergência antes, mas tem que seguir o protocolo, tem que ser a decretação municipal, com todo o passo a passo para que lá na frente a gente possa entrar com o plano de trabalho de reconstrução e restabelecimento, principalmente das ruas”, explicou Jamerson.

No plano de trabalho que será elaborado pela defesa civil local, deve constar ainda, a necessidade de envio de ajuda humanitária para Óbidos, para amenizar a situação das famílias afetadas pela enxurrada da chuva; o quantitativo de afetados deve ser revisto com a inspeção técnica da 4ª Redec.



Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário