Resultado do Encceja 2018 do ensino médio é divulgado pelo Inep. - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Resultado do Encceja 2018 do ensino médio é divulgado pelo Inep.

Resultado do Encceja 2018 do ensino médio é divulgado pelo Inep.

Share This
 Foto: Reprodução

Instituto diz que 36% dos inscritos conseguiram certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) garante diploma de ensino médio. 


O estudante inscrito no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018 para o ensino médio já pode acessar os resultados individuais para conferir como foi o desempenho. 

As notas estão na Página do Participante, e podem ser acessadas com o número do CPF do estudante e a senha individual. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), quem obteve a nota mínima deve procurar as secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação do ensino médio. 

A prova do Encceja foi aplicada em 5 de agosto para 1,6 milhão de pessoas. Dos inscritos para o ensino médio, 578.865 fizeram as provas e 36% conseguiram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. 

Segundo o instituto, 91% dos inscritos para o ensino médio tiveram nota mínima em ciências da natureza; 81,1 % em ciências humanas; 67,3% em linguagens e redação; e 59,6 % em matemática. 

O Inep diz que, no entanto, o número de certificados poderá ser maior porque o Encceja permite que o estudante solicite a certificação se ele obtiver desempenho mínimo de algumas áreas em anos anteriores, e outras áreas neste ano. 

Os resultados do ensino fundamental serão liberados a partir de 10 de dezembro. 
Perguntas e respostas 

Segundo o Google Trends, as buscas de internautas brasileiros sobre o Encceja cresceram 2650% entre essa segunda-feira (12) e terça (13). 

Veja abaixo as respostas para as principais perguntas sobre o exame:
 
O que é o Encceja? 

O Encceja é o exame nacional aplicado anualmente pelo Inep para as pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada. 

Ele existe em duas versões: 

· Encceja do ensino médio: destinado aos adultos a partir de 18 anos que, por algum motivo, não terminaram o ensino médio na idade esperada 

· Encceja do ensino fundamental: destinado aos adolescentes e adultos a partir de 15 anos que não terminaram o ensino fundamental na idade esperada 

Assim como o Enem, o Encceja é aplicado em diversas provas, divididas por áreas do conhecimento. Caso os candidatos consigam as notas mínimas nas provas, eles poderão conseguir o certificado de conclusão do ensino médio ou do ensino fundamental, ou seja, o diploma. 
Como pegar o certificado do Encceja? 

Há dois tipos de certificado disponíveis pelo Encceja: o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência. Entenda: 

· Certificado de conclusão: Esse certificado equivale ao mesmo diploma dos estudantes que fizeram e foram aprovados em todos os anos do ensino fundamental ou do ensino médio. Ele é entregue apenas aos candidatos que conseguiram a nota mínima em todas as provas do Encceja. 

· Declaração parcial de proficiência: A declaração parcial é entregue aos estudantes que só conseguiram a nota mínima em algumas das provas do Encceja. Esses candidatos podem refazer o Encceja no ano seguinte, com a obrigação de conseguir a nota mínima apenas nas provas onde eles ainda não têm a declaração de proficiência. 

Nos dois casos, não é o Inep que emite o documento, são as secretarias estaduais de Educação e os institutos federais pelo Brasil. Cada candidato deve entrar em contato com a secretaria ou instituto que selecionou quando fez a inscrição no Encceja, para solicitar a emissão do certificado ou da declaração parcial. 

Como ver o resultado do Encceja 2018? 

O resultado do Encceja 2018 pode ser visto pela internet. Para isso, os candidatos precisam acesar a Página do Participante e inserir o número do CPF do estudante e a senha individual.

G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário