Autoridades da Amazônia se reúnem em Santarém para traçar estratégias de atuação conjunta - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Autoridades da Amazônia se reúnem em Santarém para traçar estratégias de atuação conjunta

Autoridades da Amazônia se reúnem em Santarém para traçar estratégias de atuação conjunta

Share This
foto:Reprodução/tv tapajos

O evento intitulado ”Município em Pauta” tem o objetivo de unificar pautas para fortalecer as relações intermunicipais e a atuação dos municípios. 


Santarém, no oeste do Pará, está sediando o evento intitulado “Município em pauta: encontro de autoridades locais da Amazônia”, que tem o objetivo de unificar pautas, ações e estratégias em torno de importantes temáticas para o desenvolvimento das cidades do norte. 

O evento, que iniciou nesta terça-feira (13) e termina na quarta (14), é promovido Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Prefeitura de Santarém, a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), em parceria com as entidades estaduais da região Norte: Amac, AAM, Ameap, Arom, AMR e ATM. 

As autoridades articulam apoios e traçam frentes de atuação, para fortalecer as relações intermunicipais e atuação conjunta com os novos governos Federal e Estadual, além dos parlamentares. 

“É muito importante essa reunião dos municípios da região amazônica por conta de, por exemplo, Santana, assim como Santarém e Manaus, serem regiões portuárias, e as nossas políticas precisam ser discutidas em conjunto para que tenhamos mais força junto ao governo central”, ressaltou o prefeito de Santana e presidente da Ameap, Ofirney Sadala. 

Entre as discussões, estão as prioridades e as necessidades de melhorias para cada cidade, de efetivação da saúde, regularização fundiária, o alto custo amazônico, dificuldades para captar recursos e administrá-los, distâncias para execução de programas do Governo Federal e trabalhos na área de assistência técnica para o setor produtivo. 

“Neste momento, é preciso não só descentralizar as ações, os serviços, mas também os recursos públicos, porque nós não conseguimos, dado as demandas da sociedade, fechar conta, pagar tudo aquilo que a sociedade precisa e quer”, disse o diretor da CNM, Jair Souto. 

Segundo ele, é necessária a união para resolver problemas a fim de melhorar a qualidade de vida do povo da Amazônia. 

O presidente da Amucan e prefeito de Oriximiná, Antônio Ludugero, também falou sobre a questão dos recursos. “O país passa por uma crise política e financeira e o que pesa mais nos municípios são as folhas de pagamento, a saúde é terrível, a educação. Os governos mandam os programas, mas não mandam os recursos e aí e a gente passa por dificuldades”, explicou: 

A consultora jurídica da CNM, Elena Garrido, destacou que os municípios estão inadimplentes, sem condições de arcar com as responsabilidades. “Nós temos a obrigatoriedade de uma regulamentação. E a regulamentação ao longo dos 30 anos que estamos festejando na constituição de 88, praticamente não aconteceu”, citou. 

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou sobre a necessidade de efetivar um movimento que trabalhe para a realidade amazônica. “Executar um programa de agente comunitária da saúde em Ribeirão preto é uma coisa, e em Santarém, Jacareacanga, no Acre, Roraima ou Rondônia, é totalmente diferente. A mesma coisa acontece com a merenda escolar, transporte escolar”, pontuou. 

Será feita uma carta com pautas sobre os municípios da Amazônia para que esse custo possa ser levado em consideração e as políticas garantidas. 
Programação (14 de novembro) 

9h - Políticas internacionais e de fronteira (PEC) 

Presidentes das Estaduais 

10h - Ações e estratégias dos Municípios Amazônicos para 2019 

Presidentes das Estaduais 

11h30 - Leitura da Carta de Santarém/PA 

Presidente da FAMEP 

12h - Encerramento 

G1/Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário