![]() |
Foto: Diocese de Óbidos |
A atividade envolveu as comunidades São Francisco, São
Lázaro e Santo Antônio.
A diocese de Óbidos, por meio da Cáritas, promoveu uma atividade denominada Ciclismo do bem viver: trilhando caminhos para o protagonismo juvenil, envolvendo jovens e adolescentes das comunidades São Francisco, São Lázaro e Santo Antônio.
A programação teve Santa Missa, na Matriz de São Francisco e Santa Clara, de onde saiu a pedalada, posterior, a bênção dos ciclistas jovens e de suas bicicletas, percorreram um percurso em meio as barreiras das fragilidades, superando limites, interligados com o aroma verde da mata, cheiro de capim e ar fresco.
O trajeto da Trilha teve como o destino de chegada uma Chácara de propriedade particular na comunidade Campina. Na chegada houve o café partilhado.
Seguindo a programação uma dinâmica voltada a ciranda do bem viver, com a interpelação: quais as emoções e sentimentos me impulsionaram na trilha? Da voz da juventude ressoaram os sentimentos de: Fé, partilha, companheirismo, força, coragem, amor, ajuda ao outro, superação de limites, alegria, paz, liberdade, amor a vida, segurança, Deus, persistência, a interligação com a Natureza, uma adrenalina única.
Após a escuta da experiência vivenciada na trilha do bem viver, aconteceu umação denominada uma mística de conexão da juventude com a natureza tendo por base o canto “tudo está interligado” para que os participantes buscassem a revitalização e paz interior.
A sintonia se aprofundou em um momento de silêncio e escuta da natureza e suas magias, canto dos pássaros, o vento, o balanço das folhas, o cheiro das ervas, onde cada um foi convidado contemplar a beleza da obra da criação e renovar a missão cuidadosa e amorosa de guardiões da Casa Comum.
Na linha preventiva e protagonista houve na ciranda de saberes a abordagem do tema: “Marcas e traumas deixados pela violência Sexual”, o princípio da Ciranda, foi a escuta, e a motivação para superação do medo, para ressoar a voz jovem. Para então, conduzir a juventude nas trilhas do empoderamento, com propriedade de falar da questão, pois a prevenção é uma das estratégias de protagonizar e combater o abuso e violência sexual.
O Projeto IÇÁ- Ação e Proteção da Diocese de Óbidos, vem atuando diretamente no combate a violação de Direitos, e abre novos horizontes ao apoio à trilha do bem viver. A ação da Associação Beneficente Emaús, através da Cáritas Diocesana de Óbidos.
Por
Redação Amazoon Notícia
Com informações da Caritas Diocesana De Óbidos
Com informações da Caritas Diocesana De Óbidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário