![]() |
Foto: Pedro Guerreiro - Agência Pará |
Forma mais eficaz de identificar a doença é pelo exame clínico das mamas e a mamografia, com ou sem sinais e sintomas.
Prevenir, conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e compartilhar informações sobre o câncer de mama são alguns dos objetivos do movimento “Outubro Rosa”, mês escolhido para combater a doença. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) destaca importância do autocuidado e realiza algumas ações ao longo do mês.
A forma mais eficaz de identificar o câncer de mama é realizando o exame clínico das mamas e a mamografia, com ou sem sinais e sintomas. A atenção primária, feita pelas unidades de saúde, é o primeiro passo para o atendimento das pacientes, que é orientada a realizar os exames diagnósticos, como ultrassonografia, mamografia e biópsias.
De acordo com a coordenadora estadual de oncologia da Sespa, Patrícia Martins, no período de janeiro a julho deste ano, foram realizados 32.411 mamografias, 19.760 ultrassonografias, 344 biopsias de mama e 363 biopsia para retirada de nódulo mamário. Patrícia Martins explica sobre a importância do diagnóstico precoce e o trabalho desenvolvido.
“A coordenação de oncologia vem trabalhando para a ampliação e fortalecimento dos serviços de diagnóstico mamário. É importante que os municípios façam o rastreamento mamográfico das mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, principalmente as que nunca realizaram esse exame ou realizaram há mais de 2 anos”, explicou.
Atualmente, o Pará conta com 27 Serviços de Diagnóstico Mamário (SDM), distribuídos nas 12 regiões de saúde. As usuárias tem acesso aos exames de mamografia e ultrassonografia, consulta com mastologistas, realização de biopsia.
"Outubro Rosa"
Redação Amazoon Notícia
Com informações de Luana Laboissiere (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário