Em Alenquer, Dia de Luta da Pessoa com Deficiência destaca inclusão e respeito à diversidade - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Em Alenquer, Dia de Luta da Pessoa com Deficiência destaca inclusão e respeito à diversidade

Em Alenquer, Dia de Luta da Pessoa com Deficiência destaca inclusão e respeito à diversidade

Share This

 

Dia D da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência proporcionou momentos lúdicos com alunos da rede municipal — Foto: Ascom Prefeitura de Alenquer



O Dia D da Semana da Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, em Alenquer, oeste do Pará, reuniu um grande público no ginásio Otávio Proença de Moraes na última quarta-feira (21) para refletir sobre o tema: Cidadania se faz com Inclusão e Respeito à Diversidade.

A programação contou com palestras, apresentações culturais, atividades esportivas e até uma ação do projeto "Vem Treinar", do Tribunal regional Eleitoral do Pará, que oportunizou às pessoas com deficiência a experiência de votação na urna eletrônica.

Professores da rede municipal lembraram que apesar de alguns avanços, o preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos pela sociedade em geral.

Mas os avanços e conquistas, principalmente na oferta de serviços para as pessoas com deficiência também merecem destaque. Em Alenquer, os atendimentos especializados na rede municipal de ensino têm feito a diferença na vida de crianças e adolescentes. Atualmente, 8 escolas da zona urbana ofertam o serviço do atendimento educacional especializado e mais 3 escolas na zona rural: Frei Guido, Dulcinéia Campos Sá e Nossa Senhora da Conceição I.

Na saúde, a oferta de atendimento especializado tem ajuda não só as pessoas com deficiência, mas também as famílias que nem sempre sabem como lidar com cada situação quando não têm orientação profissional. E a parceria entre órgãos da saúde, educação e assistência facilitam o encaminhamento desse público aos serviços necessários.

"A Casa da Criança conta com pediatra, que atende as pessoas com deficiência, que geralmente são encaminhadas das unidades básicas de saúde por outros profissionais e também pelos professores e pedagogos, que muitas vezes procuram o serviços porque acabam detectando naquele aluno alguma deficiência. Eu queria deixar aqui uma recado, que qualquer pessoa que identificar em casa que uma criança tem algum tipo de deficiência pode nos procurar que nós estaremos encaminhando para o primeiro atendimento que é com o médico", disse a enfermeira Bárbara Arrais, coordenadora da Casa da Criança.


Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD. Esse grupo debate propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979.As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.


As deficiências se enquadram nas seguintes categorias:

  • deficiência física;
  • deficiência visual;
  • deficiência auditiva;
  • deficiência mental;
  • deficiência múltipla.

Dia do Surdo

Para lembrar o Dia Nacional do Surdo, será realizada em Alenquer na segunda-feira (26) uma programação especial com o tema: Libras: Minhas mãos, minha voz.

O evento que é uma iniciativa do curso de libras das escolas CEABS E CBV, será realizado a partir das 17h30, na Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Por
Redação Amazoon Notícia
Com informações do G1 Santarém e Região
Texto: Silvia Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário