![]() |
Foto: PASCOM/Oriximiná |
A manifestação fez um resgate à memória do primeiro círio fluvial no município.
As águas do rio Trombetas, em Oriximiná, oeste do Pará, foi o cenário ideal para a Romaria fluvial denominada “Círio das Canoas”. O evento aconteceu no último sábado 30 e faz memória ao primeiro círio fluvial noturno, que ocorreu em 1946.
A residência da senhora Joana D’arc, no bairro são José foi o ponto de partida da procissão terrestre. Na barreirinha, local de inicio da romaria fluvial, dezenas de pessoas esperavam a imagem peregrina e percorrer pelo principal rio da cidade.
Outras pessoas puderam acompanhar pela extensão da orla da cidade, além de moradores pelas janelas de suas casas no decorrer da rua 24 de dezembro, que tem uma vista privilegiada para o Rio Trombetas.
Centenas de pessoas recepcionaram os devotos na rampa, em frente à cidade, de lá seguiram novamente em procissão fluvial até a igreja matriz, onde foi realizada a santa missa de retorno da peregrinação de Santo Antônio.
O círio simbólico que vem sendo realizado desde o ano de 2016, quando completou 70 anos da romaria fluvial, enaltece a Fé e a devoção à Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município. A iniciativa propõe que a população participe de acordo com o que ocorreu naquela época, tendo como embarcação a canoa e bons remadores.
Por
Redação Amazoon Notícia
Redação Amazoon Notícia
Com informações da PASCOM de Oriximiná
Nenhum comentário:
Postar um comentário