![]() |
Peixe é um dos mais apreciados pelos obidenses (foto: Amazoon Notícia) |
Cardumes da espécie aparecem com mais frequência nas regiões da Campina e Mamuru.
A chegada da safra do jaraqui, uma das espécies de peixe mais consumidas na região, traz consigo a expectativa de boa pesca e movimentação no comércio local em Óbidos, no oeste do Pará.
De acordo com pescadores da região, a lua influencia diretamente na passagem dos cardumes na Campina e Mamuru, comunidades ribeirinhas do município. Para capturar a espécie, é preciso adentrar na floresta, onde os cardumes ficam escondidos.
“Dá a força da lua e os cardumes sobem do Mamiá, no canal que passa pelo Curuá, e chegam até a região de Óbidos. Eles [os peixes se acomodam no aningal, nas cabeçeiras e na força da lua saem rumo ao rio Amazonas”, conta Carlos Barros, pescador há mais de 30 anos.
A expectativa é positiva para safra deste ano devido à passagem da primeira remessa ter sido animadora, com grande quantidade da espécie que foi capturada. A cheia do rio é outro fator que dá esperança aos pescadores, já que a enchente continua até o fim de junho.
Na terça-feira (11) o preço do pescado vendido às margens do Laguinho, no bairro Bela Vista, estava R$ 10 (seis unidades). A previsão é que o valor do produto varie de acordo com a pesca, podendo chegar até a R$ 15.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário