![]() |
áreas foram vistoriadas pela Defesa Civil no município de Juruti (foto: divulgação/ ASCOM-PMJ) |
Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social estão percorrendo as áreas inundadas para dar suporte aos afetados.
A Prefeitura de Juruti, no oeste do Pará, publicou na quarta-feira (4) o decreto nº 5.190/2022, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundações.
Segundo levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, estima-se que 546 famílias tenham sido desalojadas, o que corresponde a 2.730 pessoas que se mudaram para casas de parentes ou foram para outras comunidades.
Ainda segundo a Defesa Civil, 1.434 famílias permanecem nas áreas afetadas pela cheia do rio, o que corresponde a 7.170 pessoas morando sobre “marombas”, ou seja, para permanecer nas residências foi necessário elevar os assoalhos das casas para salvar móveis e outros objetos.
No total, a Prefeitura de Juruti estima que 1.980 famílias, ou seja, 9.900 pessoas tenham sido afetadas diretamente pela enchente no município.
![]() |
Em várias comunidades a água está próxima ou já inundou as residências (foto: divulgação/ ASCOM-PMJ) |
Levantamento e assistência
As vistorias nas áreas afetadas foram intensificadas nas últimas semanas. Uma equipe técnica formada por agentes da Defesa Civil e servidores da Secretaria de Assistência Social estão percorrendo as comunidades para fazer o levantamento das demandas e providenciar o envio de suporte e ajuda humanitária.
Inicialmente está sendo realizado o trabalho de levantamento socioeconômico familiar e os principais impactos sofridos por cada comunitário.
Os órgãos municipais já realizaram todo o levantamento e cadastro das áreas e aguardam pelo reconhecimento do decreto de situação de emergência pelos governos do Estado e Federal para destinação de recursos, que serão destinados para as ações de resposta e auxílio às áreas inundadas.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário