![]() |
Praça Beira Rio no Centro de Curuá, operação quer evitar animais soltos em espaços públicos (foto: Amazoon Notícia) |
Prefeitura adquiriu um espaço para onde os animais de grande porte são levados, temporariamente.
Retirar animais abandonados das ruas da cidade e encaminhá-los para uma área apropriada para abrigo temporário, é o objetivo da ação realizada ao longo desta semana pela Secretaria de Meio Ambiente de Curuá, no oeste do Pará.
A área central do município, ainda que considerada pequena, apresenta uma grande demanda de animais vagando pelas ruas, na maioria bois e cavalos, que oferecem perigo a pedestres e condutores havendo inclusive o registro de acidentes provocados por esses animais.
Outro objetivo da ação de fiscalização foi identificar animais doentes e retirá-los das ruas e logradouros públicos.
Segundo o agente de fiscalização da secretaria, que participou da operação, o órgão tem recebido inúmeras denúncias de animais doentes soltos nas ruas de Curuá.
“O proprietário do animal deve procurar a Semma levando o seu ferro, um documento, além do documento de alguma área que ele tenha para que a gente possa devolver esse animal. Sem a comprovação de uma área para destinar esse animal fica difícil fazer a devolução”, explica o agente ambiental Aden.
Só no primeiro dia da fiscalização, 13 animais foram recolhidos e levados para uma área de responsabilidade da prefeitura, onde ficarão recolhidos até que a entrega seja feita com o comprometimento do proprietário de não deixá-lo em via pública novamente.
A devolução ocorre apenas mediante a assinatura de um termo de responsabilidade, que caso seja descumprido, resulta na retirada definitiva do animal da pessoa que se apresenta como proprietária.
A Semma de Curuá continuará com as fiscalizações, de forma estratégica, em pontos da cidade onde mais os animais são encontrados.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário