Rio Amazonas supera cota de alerta e Defesa Civil redobra medidas preventivas nas partes mais baixas de Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Rio Amazonas supera cota de alerta e Defesa Civil redobra medidas preventivas nas partes mais baixas de Óbidos

Rio Amazonas supera cota de alerta e Defesa Civil redobra medidas preventivas nas partes mais baixas de Óbidos

Share This

 

Órgão ainda não recebeu a confirmação de que o rio pode subir novamente e inundar o centro da cidade.

Localizada no trecho mais profundo e estreito do Rio Amazonas, Óbidos no oeste do Pará, foi surpreendida com o retorno da elevação do nível do rio nos últimos dias, depois que a enchente apresentou estabilidade e chegou a atingir cotas inferiores às médias das grandes enchentes registradas nos anos 2009, 2012, 2014 e 2021.

Nesta segunda-feira (28) a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, emitiu um alerta, após o Amazonas atingir a marca de 7,28m, superando a cota de alerta de 7,20m, estimada pela Defesa Civil Estadual para a possibilidade real de inundações nas partes mais baixas da cidade.

A cota atual, ainda que preocupante, é menor 30cm se comparado com a cota registrada no mesmo dia em 2009. Em relação à 2012 essa diferença aumenta para 32cm abaixo da cota registrada nesta segunda-feira, 1 cm se comparada com o mesmo dia do ano de 2014, e 8 cm menor em relação à 2021.

Com a situação em alerta pela crescente do nível do rio, o município de Óbidos pode decretar situação de emergência assim que a área urbana e as comunidades da zona de várzea começarem a ser inundadas, para garantir ações de auxílio e socorro às famílias afetadas.

O coordenador da defesa civil de Óbidos, Jamersson Amaral, explica que a superação da cota de alerta, muda a dinâmica de monitoramento das áreas de risco.

“Eu ainda não tenho nada concreto aqui no sistema, que vai alagar. Mas, os pontos mais críticos que podem alagar são a frente da cidade, as proximidades da Escola José Tostes, e na área do Umarizal. Por isso, nesse momento estamos em alerta para agirmos de forma imediata”, disse.

O monitoramento da enchente é realizado diariamente e subsidia o trabalho da defesa civil.

Óbidos, já teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, mas em decorrência dos estragos provocados pelas enxurradas, que provocaram deslizamento em áreas de encostas e danificou a infraestrutura de vias urbanas, estradas e vicinais em vários pontos do município.



Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário