Sem carnaval pelo 2º ano, obidenses buscam no ‘passado recente’ a alegria do Carnapauxis - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Sem carnaval pelo 2º ano, obidenses buscam no ‘passado recente’ a alegria do Carnapauxis

Sem carnaval pelo 2º ano, obidenses buscam no ‘passado recente’ a alegria do Carnapauxis

Share This
Bloco Xupa Osso se apresenta no domingo de carnaval (foto: João Canto/Obidos.Net)

Pandemia da Covid-19 cancelou o maior carnaval de rua da região.

Com sete blocos oficiais, o Carnapauxis, como é chamado o carnaval de Óbidos, cidade com traços portugueses, localizada às margens do trecho mais estreito e profundo do Rio Amazonas, no oeste do Pará, iniciaria o período oficial nesta quarta-feira (23) com a apresentação do bloco que tem um nome bem peculiar: Vai ou Raxa.

A cidade, no entanto, diante do atual cenário, não amanheceu com o colorido das ornamentações, a arena do “Fobódromo” montada no Centro da cidade em frente à Casa de Cultura, e o clima acolhedor e de alegria que torna esse pedaço de terra, rico em história e cultura, a capital da folia na Amazônia Oriental. Isso tudo ficou na lembrança mais uma vez.

Desde 1997, os obidenses e os amantes da “Festa do Mascarado Fobó” - como o carnaval de Óbidos também é conhecido -, não passavam por um jejum tão longo. E isso tem reflexos significativos, na economia da cidade, no calendário cultural, e de forma mais especial para o morador local, que costuma brincar dizendo que: o ano só começa na quarta-feira de cinzas!

Por conta do severo quadro pandêmico enfrentado no fim de 2021 e no início deste ano, já era de se esperar que por medida de prevenção, a Prefeitura de Óbidos, não realizasse o evento, que assim como o número de blocos oficiais, tem duração de sete dias.

Em relação aos eventos culturais de grande expressão, realizados na região, o Carnapauxis é o mais extenso, o que resulta em um número significativo de participantes chegando a média de 30 mil por noite, nos últimos quatro dias de festa.

Bloco Àguia Negra do bairro Cidade Nova é um dos mais apreciados pelos brincantes (foto: divulgação/ internet)
Se longe da pandemia estivéssemos, o 23 de fevereiro seria diferente, o abre-alas para o início de um evento que só quem conhece, entende.

O bloco do bairro São Francisco, denominado “Vai ou Raxa”, o mais novo entre os blocos oficiais, seria o dono da tarde/noite, quando a alegria contagia a cidade.

A partir de hoje, até a próxima terça-feira (1º/3) se apresentariam os blocos: Mirim – Unidos do Umarizal (bairro de Lourdes), Serra da Escama (Prainha), Águia Negra (Cidade Nova), Xupa Osso (Centro), Unidos do Morro (Fátima), e bloco das Virgens (Santa Terezinha).

Os visitantes não vão chegar, as confraternizações entre as famílias em festa pela chegada de parentes e amigos não tornarão os próximos sete dias mágicos como de costume, mas uma coisa é certa, quem conhece e quem aprendeu a viver a alegria que os obidenses fazem jamais deixará esse sentimento morrer no coração.

A gente espera te encontrar aqui, no ano que vem, de braços abertos pra viver o melhor e maior carnaval de rua do Pará: o Carnapauxis.




Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário