Projeto ‘Pé-de-Pincha’ realiza soltura de 18 mil filhotes de quelônios em Terra Santa - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Projeto ‘Pé-de-Pincha’ realiza soltura de 18 mil filhotes de quelônios em Terra Santa

Projeto ‘Pé-de-Pincha’ realiza soltura de 18 mil filhotes de quelônios em Terra Santa

Share This
Fazenda Aliança é pioneira nas ações de preservação ambiental (foto: divulgação/ASCOM-PMTS)

A Fazenda Aliança, na comunidade Piraruacá, foi o local escolhido para a soltura dos filhotes.

O projeto de Manejo Comunitário de Quelônios ‘Pé-de-Pincha’ de iniciativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com a parceria da Mineração Rio do Norte (MRN), realizou no último sábado (12), a 22ª soltura de filhotes de quelônios no município de Terra Santa, no oeste do Pará.

O local escolhido foi a Fazenda Aliança que fica localizada na comunidade Piraruacá, distante a 19 km da sede do município.

Assim como em 2021, a soltura não pôde ser aberta ao público da zona urbana, em obediência as medidas restritivas e de prevenção a Covid-19.

Uma cerimônia marcou a soltura dos quelônios. O evento contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente e Mineração de Terra Santa, Jonas Pessoa; do coordenador geral do projeto, professor Paulo César Machado da Ufam; de um dos pioneiros do ‘Pé-de-Pincha’, Stones Machado; do gerente de relações comunitárias da Mineração Rio do Norte, Jeferson dos Santos, e dos comunitários.

Foram entregues aos presentes, certificados, calendários personalizados e cópias do documentário denominado “Pegadas de Vida na Amazônia”, dirigido pela jornalista terra-santense Taíssa Guerreiro.

Após a cerimônia, foi realizada a soltura de cerca de 18 mil filhotes de quelônios às margens do lago do Piraruacá, como ação simbólica de educação ambiental para sensibilização da população.

Comunitários participaram da soltura (foto: divulgação/ASCOM-PMTS)

A maioria dos animais foram levados para serem soltos nos lagos de alimentação, onde as chances de sobrevivência são maiores.

Contabilizando todas as comunidades do município de Terra Santa que devem receber novas solturas, a previsão é de que sejam devolvidos à natureza mais de 25 mil filhotes das espécies pitiú, tracajá e tartaruga da Amazônia.

O projeto em Terra Santa

O projeto Pé-de-pincha consiste em um programa de extensão da Ufam que há 23 anos vem atuando em centenas de comunidades ribeirinhas dos estados do Pará e do Amazonas. A comunidade do Piraruacá é pioneira no manejo dos bichos de casco, sendo a Fazenda Aliança o berço onde o projeto iniciou em 1999, com a união de ribeirinhos, professores e comunitários terra-santenses.


Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da ASCOM-PMTS

Nenhum comentário:

Postar um comentário