Praça Santo Antônio no Centro de Oriximiná (PA) (foto: reprodução/internet) |
Entre elas está a realização de eventos, que a partir da publicação do novo decreto, pode ter público com até 70% da capacidade dos ambientes.
A Prefeitura de Oriximiná, no oeste do Pará, publicou na manhã desta quinta-feira (17), o decreto nº 158/2022, que altera as medidas temporárias de prevenção ao contágio da Covid-19 que estavam vigentes.
A medida flexibiliza a retomada de algumas atividades presenciais que haviam sido suspensas pelo decreto anterior. A flexibilização, segundo a administração municipal, só foi possível, por conta da redução no número de casos confirmados de Covid-19.
Dentre as novas medidas, as aulas e atividades letivas nas instituições de ensino privadas e públicas de todos os níveis (pré-escolar, fundamental, médio, superior e profissionalizante) estão autorizadas a retornar de forma integral, devendo respeitar os protocolos sanitários.
Com as novas orientações fica permitido o funcionamentos de bares, restaurante, casas de show, boates, casas de eventos e de recepções, bem como estabelecimentos similares, inclusive com música ao vivo, desde que respeitado os protocolos sanitários.
Os estabelecimentos devem funcionar apenas com 70% da capacidade total, além garantir a obediência ao distanciamento entre os frequentadores de no mínimo 1,5m, e fornecer alternativas de higienização como água e sabão ou álcool 70%. Os locais devem ser sanitizados, assim como todos os materiais.
O acesso e a permanência dos frequentadores, só será permitida para quem estiver fazendo o uso de máscara, e apresentar a carteira de vacinação, com registro de duas dose dos imunizantes anti-Covid-19, juntamente com documento de identificação com foto.
Fica permitido ainda o funcionamento dos estabelecimentos que oferecem a prática de atividades físicas, individuais e coletivas, como: academias de ginástica, musculação, crossfit, atividades funcionais, pilates, dança e natação; também está liberada toda prática de esporte coletivo em campos, quadras e outros espaços comunitários devendo ser respeitado os protocolos sanitários.
Permanecem suspensas quaisquer manifestações relacionadas ao carnaval, em vias, praias e logradouros públicos do município, com proibição de trios elétricos, arrastões, carros de som, blocos e afins.
Em relação ao transporte intramunicipal, intermunicipais, interestadual, por meio fluvial, terrestre e aéreo, de forma comercial ou privada, fica restrito, devendo ser respeitado os protocolos sanitários, com sua lotação máxima de 70% da capacidade.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da ASCOM-PMO
Nenhum comentário:
Postar um comentário