Diretoria da Associação Cultural Obidense apela por reforço na segurança de museu - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
 Diretoria da Associação Cultural Obidense apela por reforço na segurança de museu

Diretoria da Associação Cultural Obidense apela por reforço na segurança de museu

Share This

 

Prédio histórico do Museu Integrado de Óbidos precisa de investimentos na segurança (foto: reprodução/ internet) 

Após a chegada de equipamentos doados para digitalização da documentação histórica, espaço precisa de reforço nos principais acessos ao prédio.

Em publicação na página oficial da Associação Cultural Obidense (Acob) no Facebook, nesta terça-feira (1º), a diretoria da entidade fez um apelo à população para angariar doações que serão investidas na melhoria da segurança do prédio que faz parte do patrimônio histórico de Óbidos, no oeste do Pará.

A necessidade do investimento para o espaço é em virtude do convênio firmado pela Acob com a Fundação Alemã Gerda Henkel, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), e outras entidades.

A parceria, segundo a diretoria da entidade, possibilitará a digitalização de toda a documentação histórica mantida sob a guarda do Museu Integrado de Óbidos (Miob).

No post, a entidade afirma “recebemos a doação de computadores, scanneres e impressoras de última geração que vão garantir pelos próximos dois anos emprego e renda para dez estagiários - estudantes de ensino médio - e para dois coordenadores”.

Mas, a preocupação é quanto a segurança dos equipamentos que estão abrigados em uma das salas do museu, que não oferece condições ideais de segurança.

“Tudo seria divino e maravilhoso se o MIOB estivesse dotado com a segurança necessária para garantir a proteção deste acervo, mas não está”, diz outro trecho da publicação.

Segundo a entidade, é necessário fixar grades em algumas janelas e portas e, se possível, contratar um sistema de alarme. Sem recursos financeiros em caixa, A Acob resolveu recorrer mais uma vez à solidariedade da sociedade civil obidense, pedindo doações que possam atender à necessidade.

“Qualquer doação de grades de ferro, cadeados e afins será muito bem-vinda. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio incondicional de ilustres obidenses, que ajudaram a ACOB e o Museu Integrado de Óbidos a se manterem vivos nos quatro anos de gestão de nossa diretoria”, finaliza a postagem.

O projeto

O projeto, apresentado em setembro de 2020, será financiado pela fundação alemã Gerda Hunkel, que vai garantir a digitalização de toda a documentação histórica existente no acervo do Museu Integrado de Óbidos.

O financiamento contou com o apoio da pesquisadora francesa Emilly Stoll, que negociou a parceria entre a Acob e a fundação alemã.

O projeto foi elaborado por uma equipe composta pelo presidente da Acob, Ronaldo Brasiliense, pelos diretores José Júlio Maciel Pinto e Jorge Éder Mamede, além do advogado, compositor e cantor Eduardo Dias.

Doações

A Associação Cultural Obidense fica localizada na Rua Justo Chermont, Centro, Óbidos – PA.

Por meio do contato (91) 99144-3466 os interessados poderão obter mais informações.




Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário