Condutores da MRN recebem treinamento para garantir segurança no ambiente de trabalho
(foto: divulgação/ Comunicação MRN)
Prática, que significa fora de estrada, permite aos condutores de veículos reforçarem conceitos de direção defensiva e comportamento seguro em condições adversas.
Para muitas pessoas, principalmente esportistas, “off road”, cujo significado é fora de estrada, está relacionado a aventuras. Essa, aliás, é uma prática de atividades que tem conquistado cada dia mais pessoas que buscam ter contato com a natureza, além de aventuras e adrenalina, já que na maioria das vezes ocorre em lugares afastados dos centros urbanos.
Mas, na Mineração Rio do Norte (MRN), o “off road” tem outra finalidade, que é condução de veículos em atividades de trabalho, em locais de difícil acesso como obras, lavras, pesquisas e outras atividades de campo em estradas não pavimentadas, mas com muita segurança.
Segundo Raphael Cadinelli, gerente geral de Projetos e Obras da MRN, a empresa investe na infraestrutura, nos veículos e no preparo das pessoas para a adequada e segura condução. “O objetivo da capacitação de condutores para atividades “off road” é melhorar cada vez mais a performance, tornar a condução mais confortável, mais segura e evitar acidentes envolvendo tanto equipes próprias como times contratados”.
Os veículos utilizados nas atividades em campo são os mesmos dos adotados nas capacitações (pick ups) e possuem além sistema de tração nas quatros rodas, sistemas internos de controle e célula ROPS, que é a abreviação do termo em inglês “Roll Over Protective Structure” e que significa estrutura protetora contra capotamento. Além de conhecerem detalhadamente todos os recursos dos veículos, os condutores aprendem os diversos tipos de terrenos e possíveis situações de adversidade presentes nos deslocamentos e, principalmente, as alternativas e formas de condução segura.
Faz parte da capacitação da MRN a condução prática em uma pista de “off road” que é composta por nove obstáculos, a exemplo de rampa molhada, caixa de lama, aclive e declive com ângulo de ataque, inclinação lateral, erosão entre outros cenários possíveis de serem encontrados no campo. O objetivo da pista é uma capacitação prática a mais próxima possível da realidade em campo.
O time de instrutores/multiplicadores interno recebe três dias de treinamentos entre aulas teóricas e práticas que totalizam 24 horas de carga horária. Após os teste e aprovação, tomam-se aptos a multiplicarem os principais conceitos de direção defensiva e técnicas “off road” aos demais empregados que utilizam veículos por meio de capacitações teóricas e práticas de 4 horas. Hoje, são utilizados três modelos diferentes de pick-ups nos treinamentos.
Aulas teóricas aperfeiçoam os conhecimentos dos condutores (foto: divulgação/ Comunicação MRN)
Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da Comunicação MRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário