Foto: Ufopa campus Rondon, Santarém-PA - Divulgação |
A votação será das 8h às 21h exclusivamente pelo site da instituição.
Docentes, técnicos e discentes participam na próxima sexta-feira, (26) da consulta prévia e informal para escolha do novo reitor ou reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para o quadriênio de 2022 a 2026.
A votação será das 8h às 21h de forma on-line, exclusivamente pelo SigEleição.
Três chapas concorrem no processo eleitoral:
Chapa 1 — “Evolução: Ação Ufopa": Jarsen Luís Castro Guimarães (candidato a reitor) e Flávia Garcez da Silva (candidata a vice-reitora);
Chapa 2 — “Novos Sonhos": Aldenize Ruela Xavier (candidata a reitora) e Solange Helena Ximenes Rocha (candidata a vice-reitora);
Chapa 3 — “Ufopa para Todos": Edilan de Sant’Ana Quaresma (candidato a reitor) e Carla Ramos (candidata a vice-reitora).
Em caso de ocorrência de falhas de acesso ou problemas técnicos que inviabilizem o uso do SigEleição no dia e horário estipulados, será posto em prática o Plano de Contingência.
Como votar:
Os servidores e discentes aptos a votar (veja as listas de votantes aqui) poderão acessar o sistema eletrônico SIGEleição (https://sigeleicao.ufopa.edu.br/) de qualquer computador ou dispositivo móvel conectados à internet, por meio do login e senha utilizados nos sistemas institucionais (Sigaa, SigAdmin, SIGRH). Servidores afastados por licença para tratamento de saúde, licença maternidade, capacitação e qualificação profissional também podem votar.
A interface simula uma urna eletrônica, a mesma utilizada nas eleições governamentais, com o teclado numérico e as teclas “Confirma”, “Corrige” e “Em branco”. O eleitor poderá digitar o número da chapa ou, ainda, votar nulo ou em branco. O voto é facultativo, secreto e uninominal, não podendo ser realizado por outra pessoa.
Cuidados:
Em comunicado conjunto da Comissão Eleitoral de Consulta (CEC) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), orienta-se que as senhas de acesso aos sistemas institucionais e e-mail não sejam compartilhadas para evitar fraudes. Caso isso tenha ocorrido ou haja a desconfiança que outra pessoa tem acesso a ela, é necessário trocá-la.
Proibições:
No dia da votação são vedadas:
Aglomeração de pessoas com roupa, acessório ou item padronizado que caracterize manifestação coletiva;
Propaganda eleitoral pela internet e no interior da Universidade;
Boca de urna (atuação de candidatos e fiscais de chapa para pedir votos).
Denúncias de eventuais infrações devem ser realizadas à Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), responsável por apurar e aplicar sanções a condutas que atentem contra a legalidade e a moralidade administrativa.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário