Cidade será o destino de milhares de participantes de um dos maiores eventos off-road realizado no norte do Brasil.
A pequena cidade de Curuá, no oeste do Pará, começou os preparativos para sediar um dos maiores eventos off-road do Brasil, o Raid Alenquer-Curuá que em 2021 chega a 22ª edição, marcando o retorno do passeio ecológico que não era realizado desde 2019 por conta da pandemia.A cidade Baré, como também é chamada Curuá, abriga pouco mais de 20 mil habitantes, que viram nos últimos dias a rotina pacata se transformar com a proximidade do evento que inicia no município vizinho de Alenquer, ponto de partida da trilha que é feita na região de várzea no período de baixa dos rios Surubiú, Curuá e seus afluentes. Um percurso de 60 km com muita lama, emoção e confraternização entre os amantes do esporte.
Na Praça Beira Rio, no centro de Curuá, o palco que receberá diversas bandas entre esta quinta-feira e o próximo sábado (13), dia do evento, já começou a ser montado, assim também como toda a infraestrutura necessária para receber o público que nos anos anteriores chegou a ser estimado em mais de 30 mil pessoas.
Com o retorno, os organizadores preferem não estimar o público para 2021. Mas, garantem estar trabalhando para realizar um grande evento de recepção aos visitantes. Além de trazer o maior palco já montado para a festa do raid em Curuá, a outra novidade desse ano será os camarotes montados para recepcionar convidados, patrocinadores e políticos da região que confirmaram presença para conhecer a grande festa em raid.
“Hoje você vê aqui em Curuá o clima já é raid. A cidade, os moradores, todos estão envolvidos e felizes com o retorno dessa festa. Oficinas lotadas com muita demanda de clientes e todas as pousadas lotadas. Por isso estamos trabalhando para fazer o melhor para os curuaenses e os visitantes”, garantiu Givanildo Picanço, prefeito de Curuá.
Além do local onde acontecerá o show cultural, outros pontos da cidade estão recebendo melhorias para receber a grande demanda de veículos de todos os portes que costumam vir no dia raid. Todos os serviços públicos do município passam a trabalhar em esquema especial para em caso de eventual necessidade, atender o público só visto em Curuá no dia do evento.
É por conta dessa verdadeira transformação pela qual Curuá precisa passar para realizar a festa de recepção dos participantes, que uma Lei Municipal determinou que o raid só pode ser realizado no segundo fim de semana do mês de novembro. Uma medida para que haja tempo hábil para preparar a cidade.
A 22ª edição do raid Alenquer-Curuá não está sendo encarada apenas como o retorno do passeio na trilha entre os municípios de Alenquer e Curuá. Significa também a volta do aquecimento da economia na região, prejudicada pela pandemia. Segundo estimativa das duas prefeituras responsáveis pela organização do raid, aproximadamente 7 milhões de reais em arrecadação, direta e indireta, são deixados para os municípios que apostam no evento. Principalmente Curuá que tem poucas fontes de arrecadação ao longo do ano.
“Estamos com a expectativa de que esse será um grande raid, mesmo com a pandemia. O raid é muito importante para a economia de Curuá que vê nessa época o comércio e todos os setores aquecerem as vendas. Muitos conseguem sustentar as famílias por meses com que arrecadam nesse período”, lembrou o vice-prefeito Nelinho Duarte
Vacinação
O avanço da vacinação contra a Covid-19 no município em todas as faixas etárias, foi fator determinante para que o Comitê de Crise para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 em Curuá autorizasse a realização do raid. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, Curuá já vacinou 45,93% de todos os públicos com as duas doses ou a dose única.
“A secretaria de saúde vai distribuir máscara para o público e vai acompanhar por meio do setor de vigilância se as regras de prevenção vão estar sendo cumpridas. Há uma grande mobilização de todas as nossas secretarias nesse sentido para realizarmos o raid com muita festa e com segurança”, ressaltou o prefeito.
Programação
Em Curuá a programação inicia nesta quinta-feira (11) com a festa na Praça Beira Rio a partir das 19h com a apresentação de bandas locais e sorteios de prêmios.
Na sexta-feira (12), as apresentações voltam na praça com a festa que marca o início da trilha dos participantes que sairão de Curuá para Alenquer. Por isso, os curuaenses costumam chamar de raid Curuá-Alenquer-Curuá.
No sábado (13) os “raideiros”, como também são chamados os participantes, saem às 8h de Alenquer, fazendo o percurso da trilha ecológica.
Ainda no sábado o show cultural com bandas locais e regionais será realizado no início da tarde na Praça Beira Rio para recepcionar os visitantes. O evento é gratuito e vai até a madrugada de domingo (14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário