Foto: Praça Central de Juruti-PA / Mauro Pantoja |
Serviços não essenciais estão suspensos. Novas medidas começam a valer a partir desta sexta-feira, 26.
A Prefeitura de Juruti, no oeste do Pará, publicou na quinta-feira (25) o Decreto Municipal n⁰ 5.031/2021 que volta a restringir a circulação de pessoas e endurece as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19.
Devido a alta no número de casos positivos da doença nos últimos dias, o Comitê de Crise do município recomendou na quarta-feira (24) que as medidas preventivas do último decreto fossem atualizadas, levando em consideração o atual cenário pandêmico de Juruti.
Por isso, ficou determinado a restrição da circulação de pessoas nas ruas da cidade a partir de meia noite quando passa a vigorar o toque de recolher. Nos Distritos a medida passa a valer a partir das 22h.
Os estabelecimentos comerciais permanecem autorizados a funcionar em horário habitual, devendo obrigatoriamente obedecer as medidas de segurança sanitária (uso de máscaras e distanciamento social), além de exigir a apresentação da carteira de vacinação, comprovando pelo menos a primeira dose, para ter acesso aos estabelecimentos.
Está permitido o funcionamento de restaurantes, bares, pizzarias, lanchonetes e balneários, com no máximo 50% da capacidade, devendo ser tomadas todas as medidas de biossegurança.
Os serviços de entrega de alimentação em domicílio (delivery), têm permissão para funcionar até à meia noite.
O novo decreto proíbe a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas, amadoras ou profissionais. Também está terminantemente, proibida a realização de torneios, campeonatos e festas dançantes relacionadas a eventos esportivos.
Permanece autorizado o funcionamento de academias de ginásticas e musculação, sendo restringido o acesso a 50% da capacidade, desde que sejam respeitadas as medidas de higiene.
Com relação a eventos privados, está autorizada a realização com 50% da capacidade máxima dos espaços, devendo ser tomadas todas as medidas para a segurança sanitária dos participantes.
Ficam proibidas apresentações de música ao vivo em locais abertos e fechados. Assim como o funcionamento de boates, casas noturnas, casas de shows e estabelecimentos afins; a realização de shows e eventos esportivos com a presença de público também está proibida.
Está restrita até às 22h a utilização dos espaços públicos municipais (praças, orla e outros).
Cultos, missas e celebrações de qualquer credo ou religião, permanecerem autorizados observando a lotação máxima de cada local, não podendo ultrapassar 50% do público.
Ainda segundo o novo decreto municipal, fica liberado a entrada e saída intermunicipal, por meio rodoviário, hidroviário e aéreo. Nos transportes que tenham origem e destino final a cidade de Juruti, a capacidade de 50% da lotação deve ser respeitada.
Em caso de descumprimento das normas administrativas municipais, cabe a equipe de fiscalização aplicar multas, previstas também no decreto municipal.
Boletim epidemiológico
Segundo dados do último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Saúde na quinta-feira, foram confirmados três novos casos positivos da Covid-19 em menos de 24h.
Há três pacientes internados no Hospital Municipal Francisco Barros. Os casos suspeitos da doença nas últimas 24h somam 25.
Somente neste ano, já foram registrados 78 óbitos pelo novo coronavírus em Juruti.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário