No dia em que a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Fátima, por ocasião dos 102 anos de suas aparições em Portugal, centenas de pessoas estiveram presentes na celebração campal da terceira noite de festividade e dia de nossa Senhora, para participar da santa missa que foi presidida pelo bispo diocesano de Óbidos Dom Bernardo, na noite desta segunda-feira (13).
A celebração eucarística que marca essa devoção popular ocorre a cada dia 13 de maio, sempre durante a festividade. Contudo, o dia 13 de maio torna-se ainda mais forte por ser a data que marca as aparições da Mãe de Deus aos três pastorzinhos de Fátima.
Ainda fazendo parte das comemorações, a comunidade realizou durante a tarde uma carreata pela cidade com a imagem, e em seguida foi realizada a procissão dos notários até a igreja.
Na noite cultural no clipe da festividade, teve a apresentação da escola diocesana do projeto cultura pela paz. Nesta terça-feira, continua a programação religiosa e cultural. A festividade iniciou no último sábado (11), e encerra no próximo sábado (18).
História da Senhora do Rosário
Nossa Senhora de Fátima - ou formalmente Nossa Senhora do Rosário de Fátima - é uma das invocações marianas atribuídas à Virgem Maria e que surgiu com base nos relatos das aparições reportadas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na freguesia de Fátima, em Portugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes de Nossa Senhora, a primeira aparição da Virgem Maria terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 e o fenômeno repetiu-se durante seis meses seguidos, sempre no dia 13 (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu no dia 19), até 13 de outubro de 1917.
A aparição mariana identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e o que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos, a mensagem que a Virgem Maria apresentou em Fátima foi, na verdade, um insistente pedido de oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.
O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na cidade homônima, em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário