O I Concurso de Desenho e Redação faz parte do Plano de Atuação da Promotoria de Justiça de Óbidos e deve envolver estudantes do ensino infantil e fundamental
Com objetivo de estimular a reflexão sobre o tema: “Juntos contra a violência sexual: Garantia de uma infância e adolescência plena e feliz”, está sendo promovido o I Concurso de Desenho e Redação entre os estudantes da educação infantil e ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Óbidos. A iniciativa é da promotoria de Óbidos e conta com o apoio da secretaria municipal de Educação (Semed) e parcerias com outras instituições da rede de proteção à criança e adolescente. As inscrições já foram realizadas e as provas serão aplicadas no dia 7 de maio.
O concurso é parte do Plano de Atuação Biênio 2018/2019, no eixo Combate à Exploração e Abuso Sexual. A premiação final será no dia 18 de maio. O concurso é dividido em quatro categorias e será feito em duas fases. A primeira interna, nas escolas, e a segunda, externa, com os selecionados na primeira etapa. A Semed já recebeu as inscrições das escolas participantes, que tinham prazo até o dia 26 de abril.
As categorias estão divididas conforme os anos de ensino, sendo duas para o concurso de desenho, e duas para redação. Na modalidade desenho concorrerão alunos da educação infantil e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Na redação, a primeira categoria é para os alunos do 4º e 5º ano, e a segunda, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
No dia 7 de maio as redações e desenhos serão aplicados nas próprias escolas, de forma individual, entre os alunos de dois Centros de Educação Infantil, 14 escolas do Meio Urbano e 15 escolas polos do Meio Rural Terra-firme. Um participante de cada categoria, por escola, será selecionado, conforme avaliação de comissão e de acordo com os critérios do edital, com resultado no dia 14 de maio. Os primeiros colocados nessa fase receberão uma declaração elogiosa de participação no concurso, emitida pela Semed.
Na segunda fase, os primeiros colocados das quatro categorias concorrerão entre si. A comissão julgadora desses trabalhos será composta um professor da Ufopa, um professor do IFPA, um professor das escolas estaduais (São José e Mauricio Hamoy), um representante da OAB de Óbidos, um membro do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, um membro do Conselho Tutelar e um representante da Semed.
Os primeiros colocados receberão um certificado de participação, e os três primeiros lugares serão premiados no dia 18 de maio. Serão doze prêmios como tablete, bicicleta, violão, kits de pintura e desenho e outros doados pelas instituições parceiras.
Além de selecionar e premiar os vencedores que traduzam melhor o tema proposto, o concurso visa estimular a pesquisa, a criatividade, a originalidade, o raciocínio e o senso crítico dos alunos, e o uso de suas experiências pessoais na elaboração do texto, e está sendo promovido por meio de esforço comum entre as instituições parceiras.
MPPA
Texto: Ascom
Imagem: Promotoria de Justiça de Óbidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário