![]() |
Foto / Divulgação |
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Cidade Nova, que disputa a categoria de acesso no carnaval na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, vai homenagear a Cidade de Óbidos, município localizado na região oeste do Pará, situada na garganta do rio Amazonas, região mais estreita e profunda do maior rio do mundo.
A ideia surgiu no ano de 2017, por meio de uma reunião de amigos na capital do amazonas, junto com a GRES Unidos da Cidade Nova. O objetivo foi buscar algo peculiar da cultura paraense, e nessa procura o município de Óbidos ganhou preferência por sua diversidade cultural, histórica e religiosa.
A escola de Samba em 2019 apresentou o seguinte enredo: Óbidos; a sentinela da Amazônia. A composição da música teve participação de Paulino Braga / Sandro Romero / Roney Cruz /João Paulo / Davi Menezes / Ricardo Matos / Dr. Lúcio Carneiro / Berg Braga / Dr Anny Cavalcante / Sérgio Gallo /Zé Mário /Schinaider chaves / Edeilson Cantuário / Rubinho Duribeiro.
O grupo carnavalesco levará pra avenida no próximo sábado (01-03), em torno de 1.500 (mil e quinhentos) integrantes da escola de samba. Segundo Lucio Carneiro, cada ala será representada por um bloco do município de Óbidos, aspectos como a invasão dos portugueses, os índios pauxiaras, as lendas e questões religiosas como, por exemplo, a padroeira dos católicos Sant’Ana.
GRES Unidos da Cidade Nova - Óbidos; a sentinela da Amazônia.
É BOM TE SEGURAR! TEU CORPO VAI TREMER!
ÓBIDOS-PARÁ, VAI TE ENLOUQUECER.
BATENDO FORTE, MEU CORAÇÃO DISPAROU...
CIDADE NOVA, MEU ETERNO AMOR.
O grito ecoou... Caravelas chegaram. Invasores queriam meu torrão. Índios Pauxis lutaram, Contra a força da cobiça e da ambição. Riquezas da Terra, Gigante das Águas, O Rio Amazonas tem seu guardião. Rara beleza que a Nobreza encantou...
Minha Fauna, minha Flora, Sentinela de amor.
CLAREIA!
NA FÉ DA PADROEIRA DE SANTANA A ME GUIAR. CLAREIA!
EM ROMARIA DEIXA AS ÁGUAS ME LEVAR.
À BEIRA DO MEU CAIS JÁ CLAREOU!
BAIANAS QUITUTEIRAS VÃO GIRAR...
CIDADE VELHA É ÓBIDOS - PARÁ.
Tem magia pra fazer arrepiar... Ouço Yara no Rio a encantar, O Boto em Homem, vai se transformar. Descendo a Ladeira, a Academia vai passar. Vai passar! Poetas, Seresteiros e Trovadores. Vem Luar, pra clarear meu grande amor. A máscara caiu, o Cupido me flechou! No Bloco Fobó, eu sou.
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, NÃO!
ÉS UM GUERREIRO OBIDENSE À CANTAR...
OLELÊ! OLALÁ! MISTUREI CARIMBÓ E SIRIÁ
Da Redação, por Patrício Coimbra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário