Óbidos será homenageada no carnaval amazonense, pela Escola de Samba Unidos da Cidade Nova. - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Óbidos será homenageada no carnaval amazonense, pela Escola de Samba Unidos da Cidade Nova.

Óbidos será homenageada no carnaval amazonense, pela Escola de Samba Unidos da Cidade Nova.

Share This
Foto / Divulgação
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Cidade Nova, que disputa a categoria de acesso no carnaval na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, vai homenagear a Cidade de Óbidos, município localizado na região oeste do Pará, situada na garganta do rio Amazonas, região mais estreita e profunda do maior rio do mundo. 

A ideia surgiu no ano de 2017, por meio de uma reunião de amigos na capital do amazonas, junto com a GRES Unidos da Cidade Nova. O objetivo foi buscar algo peculiar da cultura paraense, e nessa procura o município de Óbidos ganhou preferência por sua diversidade cultural, histórica e religiosa. 

A escola de Samba em 2019 apresentou o seguinte enredo: Óbidos; a sentinela da Amazônia. A composição da música teve participação de Paulino Braga / Sandro Romero / Roney Cruz /João Paulo / Davi Menezes / Ricardo Matos / Dr. Lúcio Carneiro / Berg Braga / Dr Anny Cavalcante / Sérgio Gallo /Zé Mário /Schinaider chaves / Edeilson Cantuário / Rubinho Duribeiro. 

O grupo carnavalesco levará pra avenida no próximo sábado (01-03), em torno de 1.500 (mil e quinhentos) integrantes da escola de samba. Segundo Lucio Carneiro, cada ala será representada por um bloco do município de Óbidos, aspectos como a invasão dos portugueses, os índios pauxiaras, as lendas e questões religiosas como, por exemplo, a padroeira dos católicos Sant’Ana. 

GRES Unidos da Cidade Nova - Óbidos; a sentinela da Amazônia. 

É BOM TE SEGURAR! TEU CORPO VAI TREMER!
ÓBIDOS-PARÁ, VAI TE ENLOUQUECER.
BATENDO FORTE, MEU CORAÇÃO DISPAROU...
CIDADE NOVA, MEU ETERNO AMOR. 

O grito ecoou... Caravelas chegaram. Invasores queriam meu torrão. Índios Pauxis lutaram, Contra a força da cobiça e da ambição. Riquezas da Terra, Gigante das Águas, O Rio Amazonas tem seu guardião. Rara beleza que a Nobreza encantou... 

Minha Fauna, minha Flora, Sentinela de amor. 

CLAREIA!
NA FÉ DA PADROEIRA DE SANTANA A ME GUIAR. CLAREIA! 
EM ROMARIA DEIXA AS ÁGUAS ME LEVAR.
À BEIRA DO MEU CAIS JÁ CLAREOU!
BAIANAS QUITUTEIRAS VÃO GIRAR...
CIDADE VELHA É ÓBIDOS - PARÁ. 

Tem magia pra fazer arrepiar... Ouço Yara no Rio a encantar, O Boto em Homem, vai se transformar. Descendo a Ladeira, a Academia vai passar. Vai passar! Poetas, Seresteiros e Trovadores. Vem Luar, pra clarear meu grande amor. A máscara caiu, o Cupido me flechou! No Bloco Fobó, eu sou. 

VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, NÃO!
ÉS UM GUERREIRO OBIDENSE À CANTAR...
OLELÊ! OLALÁ! MISTUREI CARIMBÓ E SIRIÁ 

Da Redação, por Patrício Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário