![]() |
os tradicionais Mascarados Fobós do Carnapauxis com Bloco Unidos do Morro( Fotos Eury Silva) |
Em reunião na noite da última quarta-feira (09), entre os coordenadores dos blocos que fazem parte da elite do carnapauxis, decidiram com força e garra unir as mãos e manter vivo o mais famoso carnaval de rua da Amazônia, “ Carnapauxis”. A decisão veio após o anúncio feito pela secretaria de cultura através da prefeitura municipal, que pelo segundo ano não poderia custear os gastos com a realização do pré- carnapauxis.
![]() |
Em reunião os blocos decidiram com força e garra unir as mãos e manter vivo o mais famoso carnaval de rua da Amazônia, “ Carnapauxis” |
O anúncio feito por da administração e não custear mais uma ano as despesas com do evento , gerou muita preocupação entre os coordenadores dos blocos, que na última sexta –feira (4), se reuniram junto com a secretaria de cultura e chegaram a define o calendário da programação, e apenas três blocos: Serra da Escama, Xupa Osso e Virgens, se comprometeram em realizar sua programação normal, saindo do seu QG e finalizando no Fobodromo ( Arena do Mascarado Fobó). E os blocos: Vai ou Raxa, Águia Negra, Mirim e Unidos do Morro, iriam fazer a sua programação em sede fechada, devido o alto custo para os realizarem a sua programação no Fobodromo.
Após varias discursões em busca de medidas para manter viva a tradição do mais famoso carnaval de rua da Amazônia, os coordenadores dos seis blocos, com exceção do bloco das virgens que irá realizar sua programação no fobodromo independente, se uniram com força, garra e coragem para realizar e colocar o bloco na rua.
Durante a reunião os coordenadores dos seis blocos acordaram vários pontos para realização do evento entre eles a venda de barracas no fobodromo e ambulantes, “Acordamos ainda entre os seis blocos que não teríamos barracas separadas. Teremos três pontos de vendas, onde serão atendidos pela mesma distribuidora, e cada ponto terá uma equipe de seis pessoas, uma de cada bloco. Além de tudo alugaremos as barracas de cima para ajudar nas despesas. Será cobrado taxas de tudo e todos os particulares, ate de quem vende no percurso do trio. Tudo isso ajudara nas despesas. O que arrecadar nas barracas, patrocínios e taxas serão destinadas às despesas. Se der lucro, racha- se igualmente para os seis blocos. Se der prejuízos também choraremos juntos, de mãos dadas,”. Falou Iramir Filho, uns dos coordenadores do bloco Vai ou Raxa.
Dos 8 blocos que compõem o grupo de elite do Carnapauxis, apenas o bloco Águia Negra, não irá realizar sua programação no Fobodromo, devido o mesmo ter assumido compromisso com a casa de show vila nova para realizar sua programação no espaço. Já a prefeitura municipal juntamente com a secretaria de cultura irão dar total apoio na estrutura do Fobodromo a no percurso que os blocos irão fazer.
Confira o Calendário do Pré-Carnapauxis
13 Jan- Bloco Vai ou Raxa- Saída às 18h da Praça do São Francisco até o Fobodromo
20 Jan- Bloco Mirim – Saída às 18h do Canto do Seu Augusto até o Fobodromo
27 Jan- Bloco Serra da Escama – Saída do Bairro Bela Vista até o Fobodromo
03 Fev- Bloco Águia Negra- Saída às 18h do Seu QG no Bairro da Cidade Novo, finalizando no Clube Vila Nova.
10 Fev- Bloco Xupa Osso- Saindo às 18h do QG no Centro até o fobodromo
17 Fev- Bloco Unidos do Morro- Saindo às 18h do seu QG no bairro de Fátima até o Fobodromo.
24 Fev- Bloco das Virgens- Saindo às 18h da Praça de Terezinha até o Fobodromo.
25 Fev ( Última segunda –feira do Pai da Pinga).
Por - Janete Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário