![]() |
Novos leitos da UTI Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas ficarão à disposição para receberem pacientes nesta sexta-feira — Foto: Gustavo Campos/G1 |
Inauguração ocorreu na tarde desta quinta, no HRBA. Unidade de Terapia Intensiva para recém-nascidos conta, agora, com 19 leitos.
A saúde da região oeste do Pará ganhou mais nove leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento dos bebês recém-nascidos. Na tarde desta quinta-feira (1), foi inaugurada a nova sala de UTI Neonatal do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém.
Único hospital com serviço de Neonatologia e Terapia Intensiva em toda região, o HRBA tem agora 49 leitos de UTI no total, sendo 20 de UTI Adulto, 10 de UTI Pediátrica e os 19 de UTI Neonatal. A ampliação beneficiará a população dos 21 municípios atendidos pela unidade e de pacientes de outras localidades que também são referenciados ao Hospital Regional.
O diretor-geral do HRBA, Herbert Moreschi, explicou que muitas pessoas de outras localidades são transferidas para o hospital para receberem atendimento em especialidades que o Regional oferta.
“Acabamos recebendo pacientes não só da região, mas também de Belém, da Ilha do Marajó, do centro-oeste e de outros municípios do Norte, como Tocantins, Amapá, Roraima, para serem atendidos em especialidades em que somos referência, que só existem aqui. Temos aqui em Santarém um dos melhores hospitais do Brasil. Então a ampliação desses leitos representa o aumento da capacidade do hospital em dar assistência em alta complexidade à população assistida”, destacou.
Durante a inauguração, estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), colaboradores do hospital, membros do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara Municipal e representantes da sociedade civil. Quem cortou o laço de inauguração da nova sala de UTI Neonatal foi o secretário adjunto de Políticas de Saúde, Arthur Lobo, junto ao diretor Moreschi.
Em entrevista ao G1, Lobo comemorou a ampliação do serviço de Neonatologia do HRBA e informou que mais dois setores do hospital serão ampliados em 2019: o pronto-atendimento, que passará de 11 para 28 leitos; e o setor de hemodiálise, que tem 27 poltronas e máquinas de diálise e ganhará mais 35 equipamentos.
“São 21 municípios atendidos pelo Hospital Regional e estávamos sentindo falta deste aumento de leitos. Acredito que com mais estes nove leitos a gente consiga atender a todos os municípios. Além da entrega da UTI, nós viemos assinar o termo de serviço de início de obras da ampliação da hemodiálise, que será ampliada para 62 pontos de diálise. Fora isso, vamos aumentar os leitos do acolhimento, dos primeiros socorros de urgência e emergência. Nós esperamos num tempo mais breve possível estar com todos estes serviços funcionado”, explicou o secretário adjunto.
Após a inauguração e visitação dos novos leitos, a nova sala de UTI Neonatal passará por limpeza e desinfecção, além da revisão de todos os equipamentos. A partir das 12 horas de sexta-feira (2), os nove leitos já ficarão à disposição da Sespa para o refenciamento de pacientes.
O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade de referência em média e alta complexidade para cerca de 1,1 milhão de habitantes dos 21 municípios atendidos e oferece 39 especialidades médicas.
G1/ Santarém
Nenhum comentário:
Postar um comentário