![]() |
Foto/ Eury Silva |
UFOPA Campus Óbidos realizou nesta quarta-feira (08), no Salão Paroquial em Óbidos oeste do estado, o I Seminário de Educação no/do campo. É um evento com o objetivo de compreensão ao cenário da educação do campo no município.
O I Seminário de Educação no/do campo: Politica, Financiamento e educação Superior Publica no baixo amazonas, tem o objetivo de compreender o cenário de educação no/do campo no município de Óbidos. O INCRA através do PRONERA (programa de educação e reforma agraria que representa assentamentos), vem instituindo ao longo dos anos no Brasil uma politica de educação para todos os níveis educacionais nas áreas de reforma agraria, propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento dessas áreas. As instituições de ensino superior tem sido parceiras nesse processo como propositoras e executoras de projetos na educação básica e superior. Nessa perspectiva, a universidade do Oeste do Pará no Município de Óbidos vem se movimentando juntamente com outras instituições parceiras para a implementação de projetos educacionais no campo através do PRONERA.
“Hoje nós temos vários parceiros como a UFOPA, IFPA, representações de diversos movimentos sociais. Estaremos montando um painel só com essas representações, para ouvir as demandas deles para a educação superior no campo”. Afirma a coordenadora do seminário, Professora Clenia Ruth. “Citando nomes das representações, nós temos presentes, os que estiveram conosco, a colônia Z-19, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Óbidos, ARQUIMOBI , Sindicato Rural e Diocese de Óbidos. Todos estes parceiros estiveram juntos durante o ano, pensando em propostas de cursos, e hoje a culminância do seminário para ouvirmos de fato a demanda do povo que compõem o campo”. Concluiu a coordenadora.
O secretário de desenvolvimento rural de Óbidos e vice-prefeito Isomar Barros, falou um pouco do papel do município em um projeto como esse. “Desde o início do ano viemos participando desses eventos a níveis regionais, discutindo com as instituições financeiras. Então o nosso papel é delinear as questões de articulações para a população, em relação a cursos técnicos e superiores, principalmente aquilo que o campo e as comunidades pedem enquanto em relação a educação superior e técnica”, concluiu o secretário, Isomar Barros.
O evento foi realizado somente nesta quarta-feira (08). Pela parte da tarde foi realizada uma conferência com a doutora Lilian Braga, do Ministério Público Estadual, logo após um relato de experiência de um coordenador, e em sequência foi composta a mesa redonda com todas as instituições parceiras.
Hayme Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário