![]() |
Fotos: Alan Farias |
As placas instaladas na frente da cidade informam o início da construção do muro de arrimo da orla de Juruti: A obra, que deve ser concluída em 12 meses, está sendo executada pela empresa Presim, com recursos do Governo Federal/Ministério da Integração Nacional.
O projeto apresentado pelo município e aprovado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração prevê a construção de 270 metros de muro de arrimo e a recuperação da estrutura do cais. As intervenções incluem, ainda, um píer com 55 metros de comprimento e a implantação de infraestrutura de drenagem da orla, hoje vulnerável às recorrentes cheias do rio.
O prefeito Henrique Costa, o responsável pela empresa Presim – Otávio Simões, o diretor de Obras, infraestrutura e Urbanização da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Rogério Costa, Marlon Portela – engenheiro civil da Prefeitura, acompanhados de assessores, fizeram uma visita técnica ao local das obras para algumas definições.
Nos próximos dias, a orla da cidade, no perímetro da travessa Rui Barbosa à travessa Padre João Brás, será interditada. A medida, de acordo com Otávio Simões é para garantir segurança. “Toda obra gera um transtorno. Algumas ruas serão interditadas e a população vai precisar ter paciência. A medida é necessária para garantir segurança, pois haverá a circulação de caminhões e de muitas outras máquinas pesadas. Esse transtorno será necessário, mas o resultado vai valer a pena: uma obra de qualidade será entregue ao município e à população”, informou Otávio.
Alguns estabelecimentos que ficam na área onde será executada a obra – como o Mercadinho do Peixe e o Terminal na frente da cidade – serão desocupados. A balsa que serve de local para o embarque e desembarque de cargas e passageiros também será removida. “Já conversamos com o pessoal que trabalha no Mercadinho do Peixe, com a venda de passagens e com os responsáveis pelo barzinho que funciona no Terminal na frente da cidade sobre o remanejamento dos mesmos por causa da execução da obra. É importante que as pessoas compreendam e nos ajudem porque é uma necessidade. Daqui a um ano, se Deus quiser, teremos uma obra pronta para inaugurar e todo esse transtorno estará resolvido”, disse o prefeito Henrique Costa.
A circulação nas calçadas que dão acesso aos estabelecimentos comerciais localizados na frente da cidade será permitida para não prejudicar os comerciantes que ali estão. Sobre o andamento das obras, Otávio Simões acrescentou: “até março do próximo ano será o período de maior trabalhabilidade, onde o rio apresenta a maior vazante. Nesse período serão feitos os arrimos, as fundações, os aterros. A partir de março a obra vai tomando corpo e vai ser concluída no prazo previsto”.
Na próxima semana uma equipe de fiscalização do Ministério da Integração Nacional estará em Juruti para verificar o início das obras do muro de arrimo da orla de Juruti.
Comunicação Prefeitura de Juruti / Ministério da Integração Nacional.
![]() |
Prefeito Henrique Costa com a equipe responsável pela construção da obra.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário