![]() |
Foto/ Divulgação |
Missa, procissão e bênção, além do tradicional enfeite nas ruas estão na programação de Corpus Christi. O início está previsto para 17h na igreja do Sagrado Coração de Jesus.
As Paróquias São Francisco, Santa Clara, São Martinho e Sant´Ana, da Diocese de Óbidos, oeste paraense, realizarão na próxima quinta-feira (31), a solenidade de Corpus Christi. Este ano, a programação iniciará na igreja do Sagrado Coração de Jesus, bairro da cidade nova. A celebração iniciará às 17h, e centenas de fiéis estão sendo esperados para participarem desta festa que será marcada por muita adoração e louvor em homenagem ao Cristo Eucarístico.
A programação do ato religioso inicia com a celebração da missa e em seguida acontece a procissão levando o corpo de Cristo pelas seguintes ruas: Tv. Lauro Sodré, Tv. Bom Jesus, Rua Just Chermont, Tv. Eloy Simões até a Catedral de Sant´Ana.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
Os setores das paróquias, pastorais e movimentos já estão se organizando para o tradicional enfeite das ruas. Cada um dos grupos se organiza e utiliza a criatividade para enfeitar o local onde Jesus passará.
A origem da solenidade de “Corpus Christi” surgiu no século 13 quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real do “Cristo” no pão e vinho consagrado. A solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que é realizada no domingo depois de Pentecostes.
No Brasil, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão, com tapetes coloridos e desenhos de inspiração religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário