Mototaxistas realizaram nesta segunda-feira (21) um protesto em razão da fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), e as péssimas condições das ruas da cidade. A manifestação iniciou por volta das 9 da manhã com bloqueio da estrada no trecho entre ao aeroporto e o Instituto Federal do Pará. Com as motos atravessadas na pista, os manifestantes impediam carros, caminhões e ônibus de entrarem e saírem da cidade.
“É um absurdo da forma que a DETRAN está agindo em suas operações, de forma rígida e abusiva com perseguições, correndo em alta velocidade atrás de motos, colocando em risco a vida de pedestres. Não somos contra a fiscalização, mais que o órgão haja de forma compreensiva, e que dê condições para circularmos em nossas motos, pois é fácil chegar aqui em Óbidos e sair multando todo mundo, não dão condições de nos habilitar, se quisermos tirar nossa habilitação, temos que ir em Santarém e enfrentar maratonas de filas para conseguimos”, disse um dos manifestantes.
Em vários momentos, os ânimos dos manifestantes e condutores se exaltaram, pois queriam sair e entrar da cidade e eram impedidos.
Por volta das 11h a viatura da DETRAN que estava fazendo fiscalização em uma comunidade, chegou ao bloqueio, e começou a negociação. Após minutos de conversa entre os manifestantes e o órgão, chegaram a um acordo para liberarem o acesso e continuaram a negociação no fórum de Óbidos, em uma audiência de acordo, que teve a presença do vice-prefeito, representantes do Poder Legislativo, Mototaxistas, DETRAN e Demutran. A audiência foi conduzida pelo juiz da comarca, Clemilton Salomão.
Após audiência com os órgãos, a prefeitura se comprometeu em iniciar as melhorias nas vias urbanas dentro de 90 dias. O DETRAN informou que cumpre um convênio entre o estado e município para realizar fiscalização em veículos irregulares, coibindo os condutores não habilitados no volante.
A diretora do órgão estadual de trânsito em Óbidos, Rosângela Mota, informou que a fiscalização é de rotina, e está sendo cumprido um calendário de quatro ações de fiscalização em Óbidos. "Com as ações, o DETRAN se faz mais presente no município, não só no combate de veículos irregulares, mas também com ações para facilitar ao cidadão em adquirir a sua CNH. Só em 2017, a clínica esteve duas vezes em Óbidos para realizar os devidos exames",disse a diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário