Instalação de torre de telefonia perto de casas preocupa moradores em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Instalação de torre de telefonia perto de casas preocupa moradores em Óbidos

Instalação de torre de telefonia perto de casas preocupa moradores em Óbidos

Share This
Residências vizinhas da obra
Vizinhos da obra temem problemas de saúde por conta da radiação e queda da estrutura. 

Moradores da Rua Artur Cruz no bairro de Santa Terezinha em Óbidos, oeste do estado, estão preocupados com uma torre de telefonia que está sendo instalada no bairro, bem perto das casas. Eles têm medo de problemas que possam ser causados à saúde, por conta da radiação, e também do risco de queda da estrutura. 

A dona de casa, Rejane Araújo de Oliveira que mora ao lado do terreno em que a torre está sendo construída, reclama dos danos que a obra já causou e o risco de saúde que poderá ser causado com a instalação da torre, além do risco da estrutura cair em cima de sua casa. “A minha preocupação é com a segurança e a saúde da minha família, pois ao iniciar a obra com o serviço de terraplanagem e preparo do terreno, tivemos danos com rachaduras em nossas casas”, disse a moradora. 

Os perigos são iminentes. De acordo com os estudos realizados em vários países do mundo, quem reside muito próximo às torres ou qualquer antena transmissora podem desenvolver problemas de saúde, como por exemplo, o câncer, isso acontece devido a radiação elétrica e os campos eletromagnéticos. E segundo informações, o padrão de instalação é de 15 a 300 metros distantes das residências, dependendo de cada lei municipal, reclama a moradora, Rejane de Araújo. 

“Elas (torres) são proibidas em escolas, hospitais e até em áreas residenciais. Se não pode ter nesses lugares, imagina o problema que podem causar?”, acrescenta a moradora. 

E é exatamente isso que preocupa os moradores, porque a antena está sendo instalada tão perto das casas. “Essa nossa lei está caduca, é antiga e ela não preserva os moradores, pois permite a construção de torres com distância de 2m para direita e 2m metros para esquerda, dos terrenos vizinhos, qualquer dia desse iremos nos deparar com as torres dentro dos nossos quintais”, finalizou Rejane Araújo. 

Segundo a moradora, Rejane Araújo, o que indignou ainda mais os moradores próximos da obra, foi a atitude contrária de um vereador, ir até o local da obra, gravar um vídeo dizendo que alí estaria sendo construído um projeto de melhoria para todos, em vez do vereador estar buscando melhorias e bem estar da população que é o dever do legislador. 

documentos de licença para construção da obra
Há seis meses, o processo da obra começou a tramitar na prefeitura de Óbidos, que liberou a licença de instalação, licença de operação e o alvará de construção. Na última quinta-feira (10) a obra de instalação da torre de 40m foi iniciada e será explorada por uma operadora de telefonia móvel. 

“É uma torre de 40m de altura, devidamente regularizada com todos os documentos exigidos na legislação federal, estadual e municipal e projetos todos regularizados juntos a prefeitura de Óbidos, devidamente dentro dos padrões que as leis municipal exige”, disse o engenheiro responsável da obra, Osmar Miranda. 


Quanto ao processo que resultou na instalação da torre, a obra seguiu os trâmites exigidos pela lei municipal que permite construir. Esse tipo de instalação, passou por análise e obteve a aprovação e licenciamento. “A prefeitura de Óbidos, tem uma legislação diferenciada de outros municípios, olhando a obra do lado direito e esquerdo, nos exige que tenha no mínimo 2m de afastamento do muro do vizinho da esquerda e 2m da direita, e os nossos projetos estão todos dentro da legalidade”, concluiu o engenheiro da obra, Osmar Miranda. 

Ministério Público 

Um abaixo-assinado também foi protocolado pelos moradores junto ao Ministério Público, pedindo o acompanhamento do caso pela Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário