Ufopa reabre inscrições para curso de especialização com foco no público da reforma agrária - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Ufopa reabre inscrições para curso de especialização com foco no público da reforma agrária

Ufopa reabre inscrições para curso de especialização com foco no público da reforma agrária

Share This

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), reabriu no último dia 22 de fevereiro, o segundo período de inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de especialização em saúde da família e comunidade. O prazo se estende até o dia 2 de março. O curso é resultado de parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Perfil dos candidatos à seleção

O curso tem a oferta de 40 vagas, prioritariamente para o público da reforma agrária – famílias assentadas, acampadas, beneficiárias do crédito fundiário, quilombolas e extrativistas – com diploma de nível superior, em qualquer área. Caso haja candidatos de outros perfis, o edital estabelece uma divisão das vagas. Nesse cenário, 70% das vagas devem contemplar o público da reforma agrária com diploma de nível superior, em qualquer área, e profissionais graduados pelo Pronera, na área da saúde e que exerçam atividades na saúde, em atendimento direto – nas Estratégias de Saúde da Família nos assentamentos ou no entorno -, em benefício da comunidade assentada.

A parcela de 30% das vagas pode ser preenchida por egressos de cursos superiores na área da saúde que tenham desenvolvido estágio, pesquisa ou extensão nas áreas de reforma agrária e trabalhadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), vinculados à Estratégia Saúde da Família, com diploma de nível superior em qualquer área, e cujo trabalho compreenda o atendimento às populações do campo, da floresta e de comunidades ribeirinhas.

Como fazer a inscrição?

As inscrições podem ser feitas pela pessoa interessada ou por procuração simples, até o dia 2 de março, no horário das 8h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h30, nos campi da Ufopa localizados em Santarém (Unidade Amazônia, sede do Instituto de Saúde Coletiva); Óbidos; Oriximiná; Itaituba; Monte Alegre; Alenquer e Juruti.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado pela instituição de ensino e estará condicionado à sua regulamentação. São três as etapas de seleção, nesta ordem: avaliação de títulos e carta de intenção; prova escrita; e entrevista.

Próximas etapas

A matrícula dos candidatos aprovados está prevista para o período de 2 a 6 de abril. O período letivo deve iniciar no dia 9 de abril.

O curso terá carga horária de 570 horas e duração de 18 meses. A dinâmica a ser adotada é com base na pedagogia da alternância, o que inclui atividades em sala de aula e em comunidades rurais.

Os alunos receberão auxílio de R$ 250, por 18 meses, para ajuda de custo e manutenção das atividades, tanto no tempo escola quanto no tempo comunidade.


Comunicação UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário