Em meio a segunda onda da pandemia, os moradores da comunidade quilombola Matá, área rural do município de Óbidos, vivem há mais de dois meses sem o profissional de enfermagem na unidade básica de saúde, para buscarem tratamentos mínimos enfermidades e principalmente contra a Covid-19.
segundo ainda os moradores, no momento que um familiar chega a adoecer é preciso conduzir para cidade, mas na maioria das vezes a família não tem condições de levar o adoentado para buscar tratamentos.
De acordo com as informações dos moradores recentemente uma equipe da secretaria de saúde estiveram na unidade e recolheram os medicamentos, e principalmente os que eram destinados para o tratamento da covid-19.
A secretaria de saúde de Óbidos através da assessoria de comunicação da prefeitura informou que a profissional de enfermagem que atuava na unidade de saúde da comunidade foi contratada por outro órgão de saúde e a unidade ficando sem esse profissional. Mas vem buscando contratar outro profissional para atua na unidade, mas devido à escassez no mercado tanto no município e na região ainda não teve êxito na contratação, mas que está medido todos os esforços para solucionar mais breve possível a presença do profissional na unidade.
A secretaria ressalta que a unidade dispõe de uma técnica em enfermagem na unidade, e busca contratação de profissional de formação.
A secretaria informou ainda que desconhece a falta de medicamento, e que a unidade dispõe de medicamentos até no momento. E que este final de semana estará em mutirão com equipe médica na comunidade e região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário