Secretaria da Mulher promove encontro com representantes da bancada feminina na Câmara Municipal de Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Secretaria da Mulher promove encontro com representantes da bancada feminina na Câmara Municipal de Óbidos

Secretaria da Mulher promove encontro com representantes da bancada feminina na Câmara Municipal de Óbidos

Share This

 

Foto: Divulgação / ASCOM-PMO



O debate sobre o papel da mulher na política e a importância do alinhamento com pautas de interesse do público feminino, estiveram entre os assuntos discutidos na reunião.



A Secretaria Municipal da Mulher (Semm) promoveu nesta segunda-feira (27) um encontro com as vereadoras eleitas no pleito municipal de 2024, para a troca de experiências que permitam um amplo diálogo com as parlamentares sobre o entendimento do papel da mulher vereadora, qual a expectativa de apoio ao mandato, e sobre o que esperam do órgão municipal e do Ministério das Mulheres para a construção conjunta de políticas públicas voltadas para as mulheres.

Das quatro parlamentares eleitas no ano passado, participaram do encontro a vereadora Lilene Viana (PSD) e Clara Barbosa (MDB), ambas eleitas para a primeira legislatura.

O momento de apresentação das atividades desenvolvidas e de como é a atuação da Secretaria da Mulher foi coordenado pela titular da pasta, Cristiane Souza, que está à frente do órgão desde o início dos atendimentos em 28 de março de 2024.

“O Ministério das Mulheres, desde o ano passado da campanha eleitoral, propôs que as secretarias municipais se engajassem para eleger mulheres. Então a meta do Ministério das Mulheres era no município em que não tinham vereadoras, se fizessem pelo menos duas vereadores. Óbidos superou essa meta, nós tivemos quatro vereadoras eleitas, e agora o próximo passo de orientação do Ministério das Mulheres é chamar essas vereadoras, antes que comecem as sessões legislativas, para verificar qual é o grau de entendimento sobre o papel da mulher vereadora, qual é a expectativa delas de apoio ao mandato, o que eles esperam da Semm e do Ministério das Mulheres, e também qual é a visão que elas têm em relação a desenvolver projetos de lei que venham beneficiar as nossas mulheres do município”, explicou a secretária.

Desde 2016 o Câmara Municipal de Óbidos não contava com mulheres no plenário da casa, por isso a Secretaria Municipal da Mulher quer auxiliar no alinhamento das atividades das vereadoras, com a realidade das mulheres obidenses, já que a Semm tem atuado no sentido de fazer um amplo diagnóstico social e econômico das mulheres em todo o território do município.

A vereadora Lilene Viana parabenizou a iniciativa, que segundo a parlamentar, fortalece o papel das mulheres no Poder Legislativo.

“Esta iniciativa é muito importante. No próximo dia três de fevereiro, na próxima segunda-feira, nós estaremos na nossa primeira sessão e antecipadamente a gente já senta para discutir um pouco desse fortalecimento para as políticas públicas e das possibilidades de construir projetos voltados para a mulher”, destacou Lilene.

Clara Barbosa, a vereadora mais jovem eleita para a Câmara de Vereadores de Óbidos, lembrou dos obstáculos que as mulheres ainda enfrentam na sociedade, e destacou a necessidade da articulação das vereadoras mulheres para quebrar esses paradigmas.

“Nós queremos hoje mostrar que a mulher tem toda a capacidade e que pode, sim, influenciar nas decisões, principalmente na política. Essa iniciativa da Secretaria da Mulher de nos chamar, enquanto vereadoras, para discutir projetos, ou seja, políticas públicas para as mulheres é muito importante, porque temos Legislativo e Executivo atuando juntos pelo desenvolvimento da nossa sociedade, em especial das nossas mulheres”, ressaltou Clara.

No encontro, as vereadoras manifestaram interesse pela implementação de uma ouvidoria e procuradoria na Câmara Municipal, especializadas para mulheres . Outra pauta que teve comum interesse das parlamentares é a apresentação de um projeto de lei tornando obrigatório a capacitação de servidores públicos sobre o que é e como evitar a importunação sexual e a violência doméstica.

A Semm se comprometeu em acompanhar e apoiar as pautas, que serão construídas por meio de diálogo permanente entre as vereadoras e o órgão municipal.




Por: AMAZON NOTÍCIA
Fonte: PORTAL PREFEITURA MUNICIPAL DE ÓBIDOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário