Foto: Divulgação / ASCOM-PMO
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por meio da 22ª Zona Eleitoral, realizou na manhã desta quinta-feira (19) a cerimônia de diplomação do prefeito eleito de Óbidos, Jaime Silva (MDB), do vice-prefeito Jalico Aquino (PSD), além dos 15 vereadores eleitos nas eleições deste ano. A solenidade aconteceu no Plenário Dr. Emmanuel Simões Rodrigues, na sede da Câmara Municipal de Vereadores.
Jaime Silva recebeu das mãos do juiz eleitoral, Clemilton Salomão de Oliveira, e do promotor eleitoral, Bruno Fernandes Silva Freitas, o quarto diploma de prefeito eleito, desde o início dos anos 2000, quando se lançou como candidato ao cargo de chefe do Poder Executivo. Com a diplomação de hoje, Silva é o único político obidense reconduzido por quatro vezes ao cargo de prefeito, por meio do voto popular.
“Este é um momento de felicidade, mas também de entendimento que a maioria da população obidense acredita no nosso trabalho e por isso nos colocou pela quarta vez como responsáveis pela condução política e administrativa de Óbidos. Sabemos muito bem dos desafios que nos esperam, apesar de termos evoluído muito nos últimos quatro anos. Mas, quero que a população saiba que estamos preparados para continuar o desenvolvimento do nosso município nas mais diversas áreas: saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer, meio ambiente e no que mais for de nossa responsabilidade”, ressaltou o prefeito diplomado.
Prefeito Jaime Silva dedicou o diploma à sua esposa, Alice Silva.
Composição da Câmara de Vereadores
Entre as mudanças com a votação nas últimas eleições, está o aumento da bancada de parlamentares na Câmara Municipal de Óbidos, que a partir de 2025 passará de 13 para 15 parlamentares.
Dos 13 vereadores da atual legislatura, apenas 5 conseguiram a reeleição, com exceção do vereador Jalico Aquino, que se elegeu vice-prefeito. A Câmara passa a contar a partir de 1º de janeiro com 10 novos vereadores, destes, 8 nunca atuaram como legisladores. Além disso, o parlamento obidense volta a contar com mulheres no plenário, o que não acontecia desde 2016, último ano em que foi registrada a atuação de vereadoras mulheres na câmara.
O juiz da 22ª Zona Eleitoral, Clemilton Salomão de Oliveira, lembrou que a diplomação encerra o processo eleitoral e credencia os candidatos eleitos a assumirem os seus respectivos cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.
“Momento importante para o município de Óbidos, que terá a partir de agora quinze vereadores, primeira legislatura com esse número expressivo de membros do Poder Legislativo. Eles estão agora formalmente aptos a tomar posse no dia primeiro de janeiro de dois mil e vinte e cinco. Aproveitamos essa oportunidade pra conversar com os vereadores, a importância do cargo de cada um deles e a responsabilidade que eles assumirão a partir de primeiro de janeiro. Assim como no caso do prefeito e do vice-prefeito que terão que cumprir os seus compromissos institucionais a partir do ano que vem”, disse o juiz eleitoral da 22ª zona.
Candidatos eleitos no pleito de 2024, diplomados com as presenças do promotor e do juiz eleitoral. Foto: Patrik Amaral/CMO
Por: AMAZON NOTÍCIA
Fonte: PORTAL PREFEITURA MUNICIPAL DE ÓBIDOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário