Foto: Divulgação / Portal IFPA
Estudante Pedro Henrique Correa, 17 anos, garantiu três medalhas de ouro na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2024. Ele disputou a prova de atletismo nas modalidades lançamento de peso, dardo e disco. O evento ocorreu em São Paulo (SP), entre os dias 25 e 30 de novembro.
Pedro tem 20% da visão do olho direito e é 100% cego do olho esquerdo. Por conta dessa deficiência visual, duas vezes por semana, o jovem frequenta o Instituto Alvares de Azevedo – uma instituição que presta suporte a pessoas com deficiência e os ajuda no processo de autonomia e qualidade de vida.
Para melhorar suas habilidades, Pedro participa duas vezes por semana, das 14h às 17h, dos treinos no centro poliesportivo da Universidade Estadual do Pará (UEPA). E mantém uma rotina semanal de estudos, pois faz o curso Técnico em Meio Ambiente ofertado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Ananindeua.
Sua avó, Suely Eulália Alves dos Santos comenta que seu neto conheceu o atletismo no Instituto Alvares de Azevedo e de lá para cá vem vencendo os próprios limites. “Ele se sente mais capaz com a prática esportiva. Ele tem futuro no atletismo. Já conquistou ao todo 9 medalhas, das quais 7 são de ouro”.
“É uma satisfação muito grande vê-lo se superando. Quando descobrimos a deficiência na visão do Pedro, achávamos que seria bem difícil a vida dele. E não é fácil. Com o esporte, ele se realiza e faz novas amizades”, afirma Suely.
Sobre as medalhas, ela afirma que foi uma emoção maravilhosa. “É o segundo ano que ele vai pelo atletismo. Em 2023, ele ganhou 3 medalhas e também bateu um recorde”, afirma.
Por: AMAZON NOTÍCIA
Fonte: PORTAL IFPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário