Prefeitura de Óbidos recebe nota ‘A’ do Tesouro Nacional na avaliação da situação fiscal - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Prefeitura de Óbidos recebe nota ‘A’ do Tesouro Nacional na avaliação da situação fiscal

Prefeitura de Óbidos recebe nota ‘A’ do Tesouro Nacional na avaliação da situação fiscal

Share This

 


Em recente atualização da análise da Capacidade de Pagamento (Capag), que apura a situação fiscal dos Estados, Distrito Federal e Municípios e define a classificação de risco pelo Tesouro Nacional, o município de Óbidos alcançou a nota “A” (máxima).

A metodologia para a definição da nota é composta por três indicadores: Endividamento: aponta o tamanho da dívida municipal relativa à receita corrente líquida municipal; Poupança Corrente: se refere à relação entre despesas e receitas correntes no município; e Índice de Liquidez: indica o nível de obrigações financeiras em relação a disponibilidade de caixa do município.

Assim, após levar em consideração o grau da capacidade de cumprir os compromissos, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, é feito um diagnóstico da saúde fiscal. Através da nota obtida nos três indicadores, se chega à Capag geral, que no caso de Óbidos foi a nota máxima.

O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, comemorou o indicador positivo, e lembrou da adoção de medidas que reformularam a gestão fiscal do município, a partir de janeiro de 2021.

“Quando recebemos o município de Óbidos, a nossa nota era ‘E’, o que significa a pior de todas. Entre mais de 5.600 municípios, nós só estávamos à frente de 38 municípios, devido a falta de informações dos indicadores que fazem parte dessa avaliação. Começamos um trabalho do zero e fomos mudando a nossa gestão fiscal para que Óbidos pudesse sair daquela situação vergonhosa”, disse Jaime.

Agora, Óbidos está entre os 500 municípios mais bem avaliados pelo Tesouro Nacional e é considerado “bom pagador”, podendo acessar financiamentos com juros mais baixos, especialmente, por contar com a União como seu garantidor.


Histórico

De nota “E” em 2020, Óbidos passou para nota “B” em 2021, e se manteve nessa classificação em 2022. A partir da implantação de um trabalho de acompanhamento constante para a eficiência fiscal e da melhoria na qualidade das informações, em março deste ano a nota final da Capag, foi “A”.

A avaliação utilizou dados disponibilizados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC).

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempof), aguarda a aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores, orçado em R$ 29 milhões, que vão financiar a drenagem e pavimentação de ruas, abertura de aterro sanitário, e aquisição de sistema de energia solar fotovoltaica para abastecer os prédios públicos do município.




Por: Amazon Notícia
Com informações da ASCOM/PMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário