CARNAPAUXIS 2023: Bloco Unidos do Morro apresenta o Mascarado Fobó como ícone da vida na festa de retorno do Carnapauxis; 6º dia - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
CARNAPAUXIS 2023: Bloco Unidos do Morro apresenta o Mascarado Fobó como ícone da vida na festa de retorno do Carnapauxis; 6º dia

CARNAPAUXIS 2023: Bloco Unidos do Morro apresenta o Mascarado Fobó como ícone da vida na festa de retorno do Carnapauxis; 6º dia

Share This

 


Segunda-feira de carnaval em Óbidos, oeste do Pará, levou milhares de pessoas para as ruas da cidade.


Considerado o bloco do Mascarado Fobó, o Unidos do Morro arrastou milhares de pessoas nesta segunda-feira (20), acompanhado em sua maioria, por foliões fantasiados da figura considerada ícone do Carnapauxis.


Com o tema: “Ícone da Vida o Anfitrião da Folia”, o bloco apresentou o mascarado como personagem chave da festa obidense, e da celebração do retorno à vida normal, pós período pandêmico, que levou a suspensão por dois anos do carnaval local, considerado um dos mais tradicionais e autênticos do estado do Pará.


Com o reduto fixado no coração do bairro de Fátima, que antes era chamado de “Morro do Camelo”, por conta da geografia da área onde está localizado, o bloco ganhou as ruas de Óbidos no início da noite, apresentando suas tradicionais alas: baianas, frevo das crianças, mascarados Fobós, além da porta-estandarte e da rainha, que abriram alas para apresentação.


“Nossa apresentação foi pensada nessa celebração do retorno do Carnapauxis, destacando sempre a nossa figura maior, que é o Mascarado Fobó, o ícone do nosso carnaval. E tivemos o cuidado também de retornar com as nossas alas que há muitos anos fazem parte do nosso carnaval como as baianas, frevo, e nossa rainha e porta-estandarte”, destacou o presidente Zenildo da Silva.


O bloco é considerado peça-chave para o reconhecimento do Carnapauxis como Patrimônio Cultural do Pará, através da Lei 7.255, que também reconhece o Mascarado Fobó como parte desse patrimônio.


“O Unidos do Morro é o bloco do Fobó e do amido de milho, não tem como ficar limpo ou parado. Os nossos brincantes estão no mesmo pique de seis dias atrás. Estamos felizes com mais essa apresentação de sucesso e pelo grande público desta segunda-feira”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo de Óbidos, Luiz Carlos Queiroz.



Homenagem



O “Unidos do Morro” prestou homenagem ao eterno folião, João Castro de Araújo, que faleceu em setembro do ano passado, e que por muitos anos trabalhou na produção das apresentações do bloco. João teve papel protagonista também, na promoção e defesa da causa LGBTQIA+ em Óbidos.


“Uma homenagem justa. Jennifer [como era chamado o homenageado] trabalhou muito pelo Morro e por outras manifestações culturais. Perdemos um colega e uma pessoa apaixonada por esse carnaval”, lembrou o diretor de arte do Morro, Anilson Assunção.



Carnapauxis


Com o tema “A Festa do Reencontro”, o carnaval obidense é realizado pela Prefeitura Municipal, no período de 15 a 21 de fevereiro.


A folia continua nesta terça-feira (21) com o último desfile do evento, que fica sob a responsabilidade do bloco das Virgens, com saída às 18h, da Praça de Santa Terezinha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário