Maquinário, operadores e pessoal técnico serão enviados para fazer a contenção provisória durante a época do inverno no município.
O município de Oriximiná recebeu na manhã desta terça-feira 01, representantes do Ministério da Infraestrutura, para fazer um levantamento de áreas afetadas por erosões no aeroporto, causadas pelas fortes chuvas no município.
De acordo com Eduardo Henn Bernardi, Diretor da Secretaria Nacional da Aviação Civil, diversas ações estruturais serão executadas para resolver os problemas de drenagem e erosões, inclusive a derruba de parte da cerca que fica próximo a pista.
“A gente já está fazendo o novo projeto para garantir a resolução desse problema definitivamente. Enquanto isso, em parceria com a prefeitura e o comando da Aeronáutica, a ideia é que se disponibiliza maquinário e operadores e pessoal técnico para fazer uma contenção provisória durante a época do inverno que é amazônica para que quando a gente chegue na obra A gente não tenha um agravamento maior dos danos e aí sim as obras vão ser feito da solução do problema definitiva no próximo ano”, disse.
Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Evair Franco, o governo municipal firmar parceria para garantir boas condições da pista do aeroporto, para que a cidade continue a se devolver.
“A equipe da Aeronáutica estará fechando essa parceria com o município, como já vem de longa data e estará mandando uma equipe de técnico e equipamentos para que a gente consiga sanar esses problemas e melhorar as condições físicas do nosso aeroporto. Como por exemplo, a condição de drenagem para que possamos continuar atendendo da melhor maneira possível a população aqui que usa o aeroporto. Temos empresas aéreas de fora do município que já fazem esse trajeto aqui como a Azul Cargo, e a gente precisa garantir que empresas e mais empresas venham para o município, ao chegarem ao município, ofertemos uma estrutura boa. Estamos empenhados junto com a equipe da Aeronáutica e da COMARA e vamos melhorando pouco a pouco as condições de nosso aeroporto”, ressalta.
Para o prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca (PRTB), essa operação serve para que as voçorocas, que são um fenômeno causado pela água das chuvas não afetem pontos próximos a pista de pousos e decolagens. Desse modo, garantir a segurança da aviação e proporcionar bem estar à população oriximinaense. O encontro serviu para estreitar os laços com o Ministério e avançar com as discussões sobre investimentos no setor. “A gente fica feliz dessa preocupação de todos na manutenção do nosso aeroporto em especial a integridade e a segurança da nossa pista. Fizemos aqui algumas parcerias e a gente acredita que esse trabalho integrado com os demais órgãos de nível Federal será imprescindível para mantermos o funcionamento adequado do nosso aeroporto, que é tão importante para trazer os valores que são utilizados nos Bancos, transporte também de pessoas que precisam de tratamento de saúde, manutenção do funcionamento das Aldeias no que se refere a saúde dos indígenas. Então, há uma importância do nosso aeroporto no desenvolvimento e na manutenção de serviço público de qualidade aqui para nossa gente”, finaliza Fonseca.
A obra do aeroporto do município de Oriximiná foi entregue no mês de novembro de 2020 e recebeu a Implantação de Auxílios Visuais e Cerca Operacional, a fim de que o aeródromo possa receber linhas de voo regulares e realizar operações no período noturno.
A obra consistiu da implantação de uma cerca operacional em gradil ao redor de todo o aeródromo, com mais de 6 km de extensão, modernos auxílios visuais em LED, farol rotativo, biruta iluminada e o equipamento PAPI (sigla em inglês para Precision Approach Path Indicator, ou, em português, Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão) em ambas as cabeceiras.
Os recursos alocados foram provenientes da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), a qual contemplou o aeródromo de Oriximiná em virtude do potencial promissor para o mercado da aviação civil. Coube ao Comando da Aeronáutica, por intermédio da COMARA, executar a obra cuja duração atingiu 14 meses.
Por Redação Amazoon Notícia
Com Informações da COMARA
Com Informações da COMARA
Nenhum comentário:
Postar um comentário