Estado autoriza uso gratuito de transporte intermunicipal para votação no segundo turno - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Estado autoriza uso gratuito de transporte intermunicipal para votação no segundo turno

Estado autoriza uso gratuito de transporte intermunicipal para votação no segundo turno

Share This

Terminal Hidroviário Francisco Soares de Aquino, Óbidos - Foto: CPH

Conforme o decreto estadual, a gratuidade é válida entre as 07 h do próximo dia 29 (sábado) até as 07 h do dia 31 (segunda-feira).


O Governo do Pará publicou, na noite desta terça-feira (18), o Decreto 2.695/2022, que autoriza a utilização gratuita do transporte coletivo intermunicipal rodoviário e fluvial de passageiros por quem precisar se dirigir ao seu local de votação e retornar ao domicílio, entre os próximos dias 29 e 31 de outubro.

“A autorização segue a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgada na tarde desta terça-feira (18), de permitir que estados e municípios disponibilizem, nos dias de realização da eleição, a gratuidade neste serviço. Porém, é importante ressaltar que será válida mediante apresentação do título de eleitor, que pode ser o físico ou o disponibilizado pela ferramenta do e-título, ou por qualquer outro meio idôneo de comprovação de domicílio eleitoral”, explicou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.

Ainda de acordo com o decreto estadual, as empresas delegatárias dos transportes rodoviário e fluvial estão autorizadas a aceitar qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário, na falta do título de eleitor ou e-título, para garantir o deslocamento gratuito.

“As empresas serão devidamente ressarcidas dos custos que tiverem por conta deste transporte gratuito, desde que apresentem os documentos previstos em regulamento próprio e dentro do prazo estipulado. A forma e o cálculo do valor deste ressarcimento, assim como o acompanhamento da determinação serão realizados pela Agência de Regulação e Controle de Serviços (Arcon)”, complementou o procurador-geral.

A gratuidade é válida entre as 07 h do próximo dia 29 (sábado) até as 07 h do dia 31 (segunda-feira). “O retorno gratuito deste cidadão à cidade onde tem domicílio, após o cumprimento do seu dever eleitoral, também está condicionado à apresentação do comprovante de votação. Além disso, este eleitor precisar fazer uso da gratuidade exclusivamente para o trecho de ida”, finalizou Ricardo Sefer.


Por
Redação Amazoon Notícia
Com Informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário