Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados.
As causas do acidente com o avião Grand Caravan prefixo PT-MES, que resultou na morte do piloto David Salomão Barreto, no último sábado (10), em Oriximiná, oeste do Pará, serão investigadores pelo Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I), que tem sede em Belém. O Seripa é órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
De acordo com informações do Cenipa, o Seripa I foi acionado para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave que partiu de Oriximiná levando 3 profissionais da saúde indígena e uma recenseadora do IBGE para a aldeia Ayaramã.
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
“O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, informou o Cenipa em nota.
A aeronave sumiu do radar na manhã de sábado após apresentar pane nos motores. O piloto precisou fazer um pouso forçado em uma área de açaizal. A aeronave só foi localizada no fim da tarde e o resgate dos quatro passageiro só foi concluída à noite.
Por
Redação Amazoon Notícia
Texto: Por Sílvia Vieira
Fonte: G1 Santarém e Região
Nenhum comentário:
Postar um comentário