Com o tema “Santo Antônio, educador da fé", Círio Fluvial retorna após dois anos em Oriximiná - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Com o tema  “Santo Antônio, educador da fé", Círio Fluvial retorna após dois anos em Oriximiná

Com o tema “Santo Antônio, educador da fé", Círio Fluvial retorna após dois anos em Oriximiná

Share This

A festividade acontece até o dia 21 de agosto.


Fiéis devotos participaram da edição 2022 do círio fluvial noturno em homenagem a Santo Antônio, padroeiro de Oriximiná, no oeste do Pará. A procissão noturna saiu da comunidade Nossa Senhora Aparecida – Lago Jacupá e seguiu pelo rio Trombetas.

Devotos percorreram as águas escuras do rio Trombetas em procissão luminosa com centenas de embarcações enfeitadas. A balsa é quem conduz o andor que leva a imagem do Santo padroeiro.

A manifestação religiosa atrai turistas do Brasil e outras partes do mundo inteiro em um espetáculo de luzes e cores que já dura mais de meio século. O círio de número 76 ocorreu neste domingo (7).

Ainda no trajeto, cerca de 15 mil barquinhas luminosas e coloridas foram soltas no rio, um dos momentos mais marcantes da festa religiosa. Cada barquinha, que são balões feitos em papel de seda, papelão e aninga, que carregam pedidos e agradecimentos dos fiéis.

Em 2022, houve uma surpresa inédita o voo de drones iluminados fizeram um show para os expectadores que aguardavam a procissão. Os objetos voadores retrataram símbolos relacionados à Santo Antônio e a festividade como o lírio, as barquinhas, o canoeiro, a figura do padroeiro, cruz e por fim uma declaração de amor ao círio do padroeiro.

Considerado o maior Círio Fluvial noturno do mundo e Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, pela lei n⁰ 7.427/2010, a manifestação religiosa voltou a ser realizada em seu formato tradicional, após dois anos de pandemia causada pela COVID-19.

A festividade segue até o próximo dia 21 de agosto com o tema: Santo Antônio, educador da Fé.




















Por 
Redação Amazoon Notícia
Fotos: Nayan Gomes - Diocese de Óbidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário