Óbidos está entre os municípios que aparecem no ranking com maior volume de queimadas em 2022 - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Óbidos está entre os municípios que aparecem no ranking com maior volume de queimadas em 2022

Óbidos está entre os municípios que aparecem no ranking com maior volume de queimadas em 2022

Share This

 

Focos de queimada detectados nos sobrevoos de helicópteros na APA Alter do Chão (Imagem Meramente Ilustrativa) — Foto: Exército/Divulgação

SEMMA afirma que realiza ações para combater crimes ambientais


O município de Óbidos, no oeste do Pará, aparece no ranking dos municípios com maior volume de queimadas em 2022. O levantamento foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A cidade contabiliza dezesseis registros de focos, o que significa 2,8%.

O resultado do estudo foi apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas/PA) nesta semana e aponta quatro municípios das regiões oeste e sudoeste do Pará que tiveram mais focos de incêndios florestais no período de 1 a 19 de julho de 2022. Os focos de calor são detectados por satélites monitorados pelo Inpe.

Reprodução: G1 Santarém



Combate a crimes ambientais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza campanhas de educação ambiental com o intuito de conscientizar e prevenir as queimadas. “Os trabalhos de educação ambiental e fiscalização ocorrem a todo momento, inclusive existe um setor na SEMMA, de educação ambiental focado somente em levar informação a todos os seguimentos da área ambiental. E as campanhas irão também chegar a esse público. Sabemos de nossa responsabilidade e não vamos deixar esse problema se agravar”, declara o secretário Diego Santos.

O órgão ambiental ainda busca acompanhar ações realizadas relativas à agricultura, à aquicultura, à pecuária e demais formas de exploração e manejo da fauna e da flora, destinadas ao uso econômico, à preservação e à conservação dos recursos naturais renováveis. “A SEMMA Óbidos, sempre esteve em campanha e acompanhando os produtores rurais em relação as atividades agrossilvilastoris, sendo que são atividades desenvolvidas não somente por pequenos agricultores, mas também por pecuaristas que necessitam de autorização para limpeza de campo”, afirma.

Mesmo com as políticas de enfrentamento as queimadas no município, a SEMMA alega que se torna difícil conter infratores, que comentem crimes ambientais. “Em decorrência dessas atividades, ainda se tem a utilização do fogo como a principal forma de limpeza da área principalmente aos que trabalham com roçado. Nós não conseguimos atingir o número máximo do território do município quando se trata do controle dessas queimadas, até porque, em alguns casos, são eventos que ocorrem em áreas mais afastadas da sede", ressalta.

A secretaria realiza no decorrer do ano licenciamento das atividades inclusive de roçado, e dando todas orientações necessárias. Basta procurar a SEMMA no endereço: Rua Dom Floriano, 777 – Bairro Lourdes ou ligar para o seguinte contato: (93) 99114-4439

Dados

O Pará é um dos estados que mais desmatou a Amazônia em 2022, com cerca de 471 km², o que representa 32% e lidera ranking com mais de mil processos contra desmatadores na região amazônica.

Por 
Redação Amazoon Notícia
Com informações da SEMAS, SEMMA e G1Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário