![]() |
Foto/ Divulgação |
A Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), passa a ofertar no Hospital Municipal de Juruti, Francisco Rodrigues de Barros, mais um benefício para os recém nascidos, o teste da linguinha e olhinho.
O HMJ já oferece serviços de emissão de certidão de nascimento e teste do pezinho.
O teste da linguinha e do olhinho, está sendo realizado pela primeira vez no município de forma gratuita, que antes os usuários precisavam pagar pelo serviço particular e até se descolar para outros municípios. O Teste da Linguinha, será realizado no Hospital Municipal de segunda a sexta-feira, no horário de 07h às 08h.
Outro avanço na saúde é a oferta do teste do pezinho em todas as unidades básicas de saúde. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por treinamento durante o mês de maio e atualmente as unidades já ofertam o serviço.
O que são os testes?
O teste da linguinha é um exame que serve para diagnosticar a presença da língua presa e o grau de limitação dos movimentos causado por ela, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
Já o teste do olhinho pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas, cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
E o teste do pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas e tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida. Com este exame, é possível diagnosticar até 50 doenças.
A detecção de problemas na primeira infância é fundamental para um diagnóstico precoce, o que garante uma melhor qualidade de vida à criança.
Por
Redação Amazoon Notícia
Informações- Comunicação Prefeitura de Juruti
Nenhum comentário:
Postar um comentário