![]() |
Imagem Divulgação- Plantão Juruti Web |
Os eventos de lançamento acontecem neste final de semana (01-02 de Julho)
As associações folclóricas das tribos indígenas de Juruti, já se preparam para o lançamento dos Cantos Tribais que irá compor o álbum musical do maior festival folclórico do estado do Pará, o Festribal 2022.
A programação tribal inicia no dia 1⁰ de julho, a nação indígena amarela e vermelha da Tribo Munduruku, abrirá o mês do festival com a grande festa de lançamento do Tema e dos Cantos Tribais edição 2022. Segundo a coordenação da tribo, as atrações que farão parte do evento de lançamento devem ser anunciadas nos próximos dias.
Já na segunda noite, 02 de julho (sábado), a nação azul e vermelha da Tribo Muirapinima, entra em cena para o lançamento dos cantos Tribais. As atrações para a noite já estão confirmadas, com a participação dos itens oficiais, Regional Filhos da Terra, Dançarinos, Estrela Juba, e pós, show com a banda Forró Di Luxo.
Este ano, a Tribo Muirapinima levará para a arena do Tribódromo, o tema "Liberdade" protagonizando a bandeira da resistência, da luta pela vida e pelo direito dos povos originários do Brasil.
SOBRE O FESTRIBAL
O Festribal tem 25 anos de história e em 2008 ganhou status de Patrimônio Cultural do Pará. No início dos anos 90, as manifestações folclóricas incluíam cordões de pássaros, quadrilhas, boi-bumbá e carimbó. Uma coreografia indígena da Tribo Munduruku, apresentada no ano de 1993, foi a inovação que faltava para que no ano seguinte, outra tribo, a Muirapinima participasse do evento.
A disputa entre as tribos começou em 1995 e hoje projeta o município para o turismo, potencializando o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Juruti é destaque na área cultural pela grandiosidade do evento, comparado aos grandes festivais. Com o grande público que todos os anos participa da festa, a prefeitura monta estrutura na segurança, saúde e serviços.
Todos os anos é escolhido um tema para o Festribal com o objetivo de manter viva na memória da população a história cultura do povo.
Por
Redação Amazoon Notícia
Informações -Plantão Juruti Web
Informações -Plantão Juruti Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário