![]() |
gestores e coordenadores pedagógicos participaram da capacitação para implantação do projeto (foto: divulgação/ ASCOM-PMO) |
O projeto 'Globe' o projeto está presente em mais de 120 países.
Um encontro realizado na sexta-feira (13) para apresentar o Programa de Aprendizagem Global e Observações para Beneficiar o Meio Ambiente (Globe), voltado para gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, marcou o início da mobilização para a implantação do projeto em Óbidos, no oeste do Pará.
A iniciativa da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) há 27 anos estimula o desenvolvimento da educação ambiental e ensino de ciência em mais de 120 países.
No Brasil, por meio da atuação da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Globe está há sete anos levando para mais de 300 escolas atividades educacionais em diferentes regiões do país.
Em Óbidos, a iniciativa conta com o apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA) e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.
Devem participar do projeto 33 professores das disciplinas Ciência, Matemática e Geografia do Fundamental II de escolas rurais e urbanas, sete professores do Ensino Médio de disciplinas Informática e Meio Ambiente do IFPA, que após serem capacitados atuarão como multiplicadores do programa Globe nas escolas.
Aos estudantes a capacitação será ministrada para 320 estudantes do Ensino Fundamental II e 40 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do IFPA.
As capacitações devem ser ministradas em Óbidos no período de 31 de maio a 2 de junho, no auditório do IFPA, no Laboratório de informática, Casa de Cultura e em escolas da rede municipal de ensino.
O programa permite que os estudantes com a orientação de seus professores, desenvolvam habilidades, incluindo o pensamento crítico, metodologias de investigação científica, análise de dados e a aprendizagem independente.
A capacitação dos participantes deve acontecer por meio de atividades teóricas e práticas com o objetivo de preparar os envolvidos na realização de pesquisas científicas, seguindo os protocolos do Globe.
O programa permite ainda que os professores possam inserir as atividades em currículos escolares e incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica nas escolas em colaboração com a comunidade Globe.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da ASCOM-PMO
Nenhum comentário:
Postar um comentário