![]() |
Círio fluvial noturno em Oriximiná (foto: divulgação/ PASCOM) |
Realização da manifestação religiosa no formato original foi confirmada pelo pároco da cidade.
Está confirmado para o mês de agosto a realização do tradicional Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Oriximiná, no oeste do Pará. O anúncio da programação foi feito pelo pároco de Oriximiná, Frei João Santiago.
Considerado o maior círio Fluvial noturno do mundo e Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Pará, pela lei n⁰ 7.427/2010, a manifestação religiosa voltará a ser realizada em seu formato original, com a tradicional balsa e as barquinhas luminosas espalhadas pelo Rio Trombetas. Este ano, a romaria fluvial sairá da comunidade Jacupá.
Festividades do padroeiro
No dia 13 de junho, data em que se comemora o dia do padroeiro, será apresentado o cartaz oficial da festividade de Santo Antônio de Pádua. Com o tema “Santo Antônio, educador da fé”, as festividades acontecerão de 7 a 21 de agosto de 2022.
“Fazemos o convite para que você volte a participar de maneira ativa. Queremos motivar todos os cristãos em geral, os católicos ou não, a crescer na fé, e que Deus nos abençoe neste ano de 2022, neste saudável e bom costume dos oriximinaenses”, ressalta o Frei.
O círio simbólico, conhecido por Círio das Canoas, também está previsto para ocorrer no final do mês de julho. O evento faz memória ao primeiro círio Fluvial realizado em pequenas embarcações.
Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações de Patrício Coimbra/ Hoje em Pauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário