Rio Trombetas ultrapassa em 47cm cota de alerta para inundação em Oriximiná - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Rio Trombetas ultrapassa em 47cm cota de alerta para inundação em Oriximiná

Rio Trombetas ultrapassa em 47cm cota de alerta para inundação em Oriximiná

Share This
Enchente no Trombetas já é maior do que em 2009 (foto: Patrício Coimbra)

Na zona de várzea, várias famílias precisaram construir ‘marombas’ após a água ultrapassar os assoalhos.

Em Oriximiná, no oeste do Pará, a enchente do rio Trombetas alcançou, nesta segunda-feira (18), a média de 8,97cm, ultrapassando em 47cm a cota de alerta, que para o município é de 8,50m.

Casas e estabelecimentos comerciais localizados na frente da cidade já foram afetados, o mesmo acontece com inúmeras famílias na zona de várzea, onde os estragos são maiores.

Esse cenário levou a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil a emitir alerta as autoridades, redobrando o monitoramento nas áreas afetadas e nas que estão prestes a serem inundadas.

Com nível registrado nesta segunda-feira, o Trombetas ficou 21cm acima da cota registrada no mesmo dia em 2009, ano em que a região registrou a maior enchente.

As ações de auxílio aos afetados, estão sendo realizadas pela Defesa Civil em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Agricultura

“Muitas casas já estão com assoalhos no fundo, precisando de madeira pra fazer maromba. A alimentação também começa a falta porque peixe fica difícil e as plantações são devastadas pela enchente", disse o coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Paixão.

O número de afetados está sendo levantando pela prefeitura, as informações vão fazer parte de um relatório que será encaminhado aos governos do Estado e Federal, em busca de apoio às famílias.

Na área urbana, várias famílias e estabelecimentos comerciais já foram prejudicados. A Defesa Civil trabalha para doar madeira e construir acessos aos moradores.



Por:
Redação Amazoon Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário