Cemaden emite alerta de risco hidrológico alto com possibilidade de inundações em Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Cemaden emite alerta de risco hidrológico alto com possibilidade de inundações em Óbidos

Cemaden emite alerta de risco hidrológico alto com possibilidade de inundações em Óbidos

Share This

 

(foto: divulgação/ ASCOM-PMO)

Nos próximos dez dias o volume de chuva pode chegar a 100 milímetros.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu nesta sexta-feira (22) alerta de risco hidrológico alto com possibilidade de inundações em Óbidos, no oeste do Pará.


Segundo a estação fluviométrica da Agência Nacional das Águas (Ana) o nível do rio Amazonas no município está 8,25m acima do nível normal.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Jamerson Amaral, o alerta do Cemaden ressalta que nos próximos 10 dias o volume de chuva pode chegar a 100 milimetros, o que afetaria, diretamente, 2.000 mil pessoas.


"A gente alerta a população da tendência do aumento de chuva para que as pessoas que moram nas áreas alagadas se previnam, fiquem atentas", disse o coordenador.


Em Óbidos, passarelas já foram construídas em diversos pontos da cidade e as equipes da Defesa Civil seguem no monitoramento para o planejamento de ações junto aos órgãos do Estado e da União, para minimizar os impactos das enchentes nas comunidades ribeirinhas.


Está prevista para a próxima semana a chegada da equipe da Defesa Civil Estadual ao município para auxiliar na decretação de situação de emergência em Óbidos, devido às inundações.


Risco alto também em Oriximiná


Também nesta sexta-feira (22) foi emitido alerta do Cemaden ao Cenad por alto risco de inundação em Oriximiná, no oeste do Pará.


A recomendação é que haja entendimento das informações técnicas contidas no alerta e adoção de medidas de preparação de acordo com a situação constatada em campo e constantes no Plano de Contingência Municipal.



Por:
Redação Amazoon Notícia
Com informações da ASCOM-PMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário