Após ultrapassar nível de alerta para alagamentos, Rio Amazonas inunda áreas baixas de Óbidos - AMAZON NOTÍCIA https://api.clevernt.com/873eb626-c574-11ec-a592-cabfa2a5a2de/

ANIVERSÁRIO DAS CIDADES
Após ultrapassar nível de alerta para alagamentos, Rio Amazonas inunda áreas baixas de Óbidos

Após ultrapassar nível de alerta para alagamentos, Rio Amazonas inunda áreas baixas de Óbidos

Share This
(foto: Vander Andrade/ Obidos.Net)

Na semana passada a Coordenadora Municipal de Defesa Civil já havia emitido alerta de risco de inundação.

Parte do Centro comercial de Óbidos, no oeste do Pará, e outras áreas consideradas baixas, em relação ao nível do Rio Amazonas, começaram a ser inundadas. Imagens feitas nesta segunda-feira (4) na Avenida Tamandaré no Centro, próximo ao Mercado Municipal, mostram o avanço do Amazonas à frente da cidade, que está localizada na parte mais estreita e profunda do grande rio.

No início da semana passada, a Coordenadora Municipal de Defesa Civil confirmou que o rio havia ultrapassado a chamada “cota de alerta” de 7,20m ao atingir a marca de 7,28m.

A cota é estimada pela Defesa Civil Estadual para a possibilidade real de inundações nas partes mais baixas do município.

Nesta segunda-feira, segundo o boletim diário divulgado pela Defesa Civil, o Amazonas atingiu a marca de 7,70m, registrando 42cm de elevação do Amazonas em apenas uma semana.

Leia também
Rio Amazonas supera cota de alerta e Defesa Civil redobra medidas preventivas nas partes mais baixas de Óbidos

Em relação a cota de 7,70m desta segunda, se comparada com o ano de 2009 (7,76), é menor 6cm em relação ao ano em que foi registrada uma das maiores enchentes na região.

Já em relação ao ano de 2014 (7,62), a cota atual é maior 8cm. Em comparação ao ano de 2012 (7,69), também é maior em 1cm. O mesmo acontece se comparada com o registro do mesmo dia de 2021 (7,66), tendo ultrapassado a marca em 4cm.

Além da área central, outro ponto que já foi inundado é o cruzamento da rua Marechal Rondon com a travessa Doutor Machado, próximo à Escola José Tostes no bairro de Lourdes.
Perímetro próximo à Escola José Tostes começou a ser invadido pelo lago Pauxis (foto: Vander Andrade/ Obidos.Net)
O trecho fica às margens do lago Pauxis, um dos afluentes do Amazonas. A Defesa Civil local, está desde a semana passada redobrando o monitoramento nas áreas da cidade que costumam inundar no período da enchente.

Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), não foi informaram se os trechos que já foram invadidos pela água do rio, serão interditados para o trânsito de veículos.



Por:
Redação Amazoon Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário