![]() |
(foto: Vander Andrade/ Obidos.Net) |
Na semana passada a Coordenadora Municipal de Defesa Civil já havia emitido alerta de risco de inundação.
Parte do Centro comercial de Óbidos, no oeste do Pará, e outras áreas consideradas baixas, em relação ao nível do Rio Amazonas, começaram a ser inundadas. Imagens feitas nesta segunda-feira (4) na Avenida Tamandaré no Centro, próximo ao Mercado Municipal, mostram o avanço do Amazonas à frente da cidade, que está localizada na parte mais estreita e profunda do grande rio.
No início da semana passada, a Coordenadora Municipal de Defesa Civil confirmou que o rio havia ultrapassado a chamada “cota de alerta” de 7,20m ao atingir a marca de 7,28m.
A cota é estimada pela Defesa Civil Estadual para a possibilidade real de inundações nas partes mais baixas do município.
Nesta segunda-feira, segundo o boletim diário divulgado pela Defesa Civil, o Amazonas atingiu a marca de 7,70m, registrando 42cm de elevação do Amazonas em apenas uma semana.
Leia também
Rio Amazonas supera cota de alerta e Defesa Civil redobra medidas preventivas nas partes mais baixas de ÓbidosEm relação a cota de 7,70m desta segunda, se comparada com o ano de 2009 (7,76), é menor 6cm em relação ao ano em que foi registrada uma das maiores enchentes na região.
Já em relação ao ano de 2014 (7,62), a cota atual é maior 8cm. Em comparação ao ano de 2012 (7,69), também é maior em 1cm. O mesmo acontece se comparada com o registro do mesmo dia de 2021 (7,66), tendo ultrapassado a marca em 4cm.
Além da área central, outro ponto que já foi inundado é o cruzamento da rua Marechal Rondon com a travessa Doutor Machado, próximo à Escola José Tostes no bairro de Lourdes.
![]() |
Perímetro próximo à Escola José Tostes começou a ser invadido pelo lago Pauxis (foto: Vander Andrade/ Obidos.Net) |
O trecho fica às margens do lago Pauxis, um dos afluentes do Amazonas. A Defesa Civil local, está desde a semana passada redobrando o monitoramento nas áreas da cidade que costumam inundar no período da enchente.
Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), não foi informaram se os trechos que já foram invadidos pela água do rio, serão interditados para o trânsito de veículos.
Por:
Redação Amazoon Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário